"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Suffering jukebox

Devido ao envolvimento de Stephen Malkmus e Bob Nastanovich, foram durante muito tempo olhados como um projecto paralelo de membros dos Pavement. Só por alturas do clássico American Water (1998), com que chegaram a um público mais alargado, ficou assente que os Silver Jews eram o projecto de um único homem, à volta do qual circulavam inúmeros colaboradores ilustres. Esse homem chamava-se - e chama-se - David Berman, apenas um dos maiores poetas vivos da canção americana. Seguiram-se Bright Flight (2001) e Tanglewood Numbers (2005) que, sem atingir a mestria daquele, não terão desiludido ninguém. Consta até que o culto tenha crescido.
Para este ano, Berman prometeu um disco diferente de todos os outros. Lookout Mountain, Lookout Sea chega dentro de um mês mas já foi escutado cá por casa. Estou pois, em condições de garantir que o criador não faltou à sua palavra: sem operar uma revolução profunda, Lookout... será certamente o mais variado, em termos rítmicos, de todos os discos dos Silver Jews, evidenciando também um maior apego às raízes. Nota-se ainda uma crecente importância do papel de Cassie Berman, esposa de David, no seio do projecto. Quanto à poética de Berman, essa continua a vaguear pelos recantos de uma América que pertence aos deserdados da vida. A autoria da magnífica imagem da capa pertence a Stephen Bush, pintor australiano.
Enquanto Lookout... não chega, proponho-vos uma recordação sob a forma de um vídeo que, mesmo não sendo oficial (desconheço que os haja), vale bem uns quantos visionamentos. I LOVE YOU TO THE MAX!

"Punks In The Beerlight" [Drag City, 2005]

1 comentário:

Shumway disse...

Vamos então aguardar por essas "diferenças" :-)
O trabalho do Sr. Berman tem sido realmente notavel.
E como dizes "American Water" é ENORME.

Abraço