"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Singles Bar #20



















THE GO-BETWEENS
Cattle And Cane
[Rough Trade, 1983]

I recall a schoolboy coming home
Through fields of cane
To a house of tin and timber
And in the sky
A rain of falling cinders
From time to time
The waste memory-wastes
I recall a boy in bigger pants
Like everyone
Just waiting for a chance
His father’s watch
He left it in the showers
From time to time
The waste memory-wastes

Ainda sob o efeito do post de anteontem, a ida e a vinda dos afazeres laborais de hoje fizeram-se ao som daquela que foi a melhor banda nascida no país que é conhecido pelos cangurus, a prosperidade económica, os nadadores ultra-sónicos, e a Nicole Kidman.
De entre as dezenas de pérolas produzidas pelos Go-Betweens, uma sobressai entre aos demais. Falo-vos obviamente de "Cattle And Cane", single de promoção ao álbum Before Hollywood, paradigma da perfeição através da simplicidade: toda a melodia é sustentada por três acordes de baixo repetidos em espiral, com guitarra e a bateria minimalista a servirem apenas de adorno. Para a atmosfera melancólica - sem cair na tristeza profunda -, contribui uma letra sobre remorso e arrenpendimento, meio cantada, meio falada por Grant McLennan. O som surge limpo, como que gravado no vazio.
Em 2001, "Cattle And Cane" foi eleita, por um painel de várias dezenas de personalidades da indústria musical, uma das dez melhores canções australianas de sempre. Se é verdade que as injustiças do passado não têm grande remédio, a distinção sempre é uma pequena compensação pela indiferença a que a banda de Brisbane foi votada pelo grande público.

3 comentários:

extravaganza disse...

Este tema é absolutamente delicioso! O grande público não gosta disto, que chatice, gostamos nós e muuuuuitoooo!!! :))

Shumway disse...

É uma das canções da minha vida.
Daquelas que até nos arrepiam a esinha.
Ainda bem que a "postas-te"...

Abraço

strange quark disse...

Confesso conhecer os Go-Betweens apenas de "16 Lovers Lane" e pouco mais. É de facto uma belíssima canção.