"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 18 de maio de 2008

Ch-ch-changes


  1. 'Heroes'
  2. Ziggy Stardust
  3. Fame
  4. Starman
  5. Space Oddity
  6. Ashes To Ashes
  7. Rebel Rebel
  8. Changes
  9. Life On Mars?
  10. Let's Dance

A lista supra foi publicada no número mais recente da Uncut. À semelhança do que já aconteceu com outros artistas (Paul Weller, John Lennon, The Smiths, The Beatles), a revista britânica apresenta uma lista ordenada daqueles que são, na opinião de uma série de músicos (e não só), as trinta melhores canções daquele a quem chamam o Camaleão. Entre os "votantes" conta-se gente tão ilustre como Robert Wyatt, Johnny Marr, Siouxsie Sioux, Alex Kapranos, Tony Visconti, Ricky Gervais, ou Alex Turner, ou gente tão insuportável como Keith Richards ou Dave Grohl. Discutível, como qualquer lista do género, os trinta temas escolhidos retratam de forma satisfatória uma carreira que leva já quatro décadas.
Não pretendendo abraçar a árdua tarefa de elaborar a minha lista pessoal, posso, no entanto, confessar-vos algumas certezas: do meu top ten não fariam parte o hard rock para motoqueiros de "Rebel Rebel", nem tão pouco o funk plástico de "Let's Dance"; em contrapartida, temas como "Rock'n'Roll Suicide" ou "The Man Who Sold The World" teriam lugar entre os primeiros. Quanto ao número um, por muito bom - e bom é dizer pouco - que "'Heroes'" possa ser, desceria um lugar, cedendo o trono a este:

David Bowie "Life On Mars?" [EMI, 1971/1973]

5 comentários:

strange quark disse...

Seleccionar dez do Bowie estará sempre condenado à contestação, pois é insuficiente para condensar o que de bom a sua carreira tem.

O que assinalo: a falta de um tema que seja do álbum "Low", para mim o mais revolucionário e influente disco da década de 70, e bons temas não faltam no lado A do disco (canções obviamente, senão incluiria todo o lado B): "Sound and Vision", "Be my Wife", "Always Crashing in the Same Car" e "A New Career in a New Town" apesar de ser instrumental. Também concordo na ascenção na tabela de "Life on Mars?", durante muito tempo uma das minhas preferidas de Bowie, mas à medida que vamos conhecendo melhor os discos, de Hunky Dory não dispenso "The Bewley Brothers". E mais recentemente, contrapondo ao vulgar "Let's Dance" e num registo que está ao nível do melhor que Bowie fez na sua carreira, "Absolute Beginners" é uma falha desta lista.

Um abraço

M.A. disse...

O "Low" é de facto um grande disco, mesmo não sendo o meu preferido. Mas podes ficar descansado, que nas outras 20, que eu não divluguei, está representado por duas canções: "Sound + Vision" e "Always crashing in the same car".
Já o "Hunky Dory", que por acaso é o meu preferido, está representado por cinco. E uma delas é "The Bewlay Bros.", escolhida pelo James Murphy dos LCD Soundsystem.

Abraço

Shumway disse...

Sou muito suspeito para falar sobre este senhor.
Mas como já referes, um Top é sempre subjectivo.
Para entender o Bowie temos que analisar album a album, nas diveras fases do camaleão.
Não li (nem leio habitualmente a Uncut), mas discos como o "Lodger" terão tido alguma canção no Top (o que podemos dizer de "DJ" ou "African Night Flight"), ou pior ainda essa peça unica que é "Station to Station".
Quem sabe no futuro regressarei a este tema...
Abraço

Joe disse...

Só hoje é que dei com este post, já a desoras para fazer 1 comment útil. A lista vale o que vale, evidentemente... mas (se bem me lembro) meter coisas como o In the heat of the morning ou o Can't help thinking about me deixando de fora pedaços do céu como o Be my wife ou o Quicksand é, para mim, incompreensível :)
Há uns tempos fiz uma shortlist de 6 favoritas, que está aqui:
http://classede70.blogspot.com/2007/01/lixado.html

abraço!

M.A. disse...

Caro Joe:

Os teus comments são sempre úteis e tempestivos.
Estou lembrado desse teu post. Na altura ainda dava os primeiros passos na bloguice, mas era já um frequentador do teu tasco.

Abraço