"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 25 de maio de 2008

Modfather goes fifty

John William Weller, conhecido simplesmente por Paul Weller, é um talento precoce, iniciado nas lides musicais ainda em plena adolescência.
Já com vários anos de palco, a estreia em disco dos The Jam - a banda que liderava e de que o pai era agente - aconteceria apenas em 1977, ano de ebulição punk. Inevitavelmente ligados àquele movimento, os The Jam preferiam citar as bandas mod da década anterior (The Kinks, The Who, The Small Faces) como influência maior, algo que geraria um movimento revivalista do qual eram líderes e que valeria a Weller a respeitosa alcunha de Modfather. Os anos que se seguiram foram marcados por uma intensa actividade, com seis álbuns de estúdio e um impressionante registo de dezoito singles consecutivos no Top 40 britânico, com a particularidade de alguns apenas se encontrarem disponíveis via importação. O seu legado marcaria algumas das bandas mais emblemáticas das décadas seguintes: The Smiths, Blur, ou Arctic Monkeys, só para citar algumas.
Em 1982, em pleno pico de popularidade, e incapaz de impor um novo rumo musical aos restantes membros, Weller dissolve os The Jam. Surge no ano seguinte à frente dos Style Council, praticantes de uma pop sofisticada com profundas marcas soul, R&B e até jazz, géneros de que Weller confessava ser apreciador, mas em que se mantinham as letras de cariz sócio-político que caracterizavam a banda anterior. Com relativo sucesso de ambos os lados do Atlântico, esta nova aventura foi mal recebida pelos fãs mais fundamentalistas dos The Jam. Com uma discografia algo irregular, os Style Council estiveram, no entanto, na génese da cena pop/jazz que marcaria a segunda metade dos 80s: Sade, Everything but the Girl, Swing out Sister, Matt Bianco...
Na década de 1990, Paul Weller iniciou uma carreira a solo que mantém até aos dias de hoje. Pelo meio, desempenhou ainda o papel de figura tutelar da vaga britpop de meados de noventa. Com muitos altos e alguns baixos, continua a ser um dos artistas mais respeitados no Reino Unido.
Paul Weller sopra hoje cinquenta velas. Cantemos-lhe os parabéns:

The Jam "That's Entertainment" [Polydor, 1981]

A police car and a screaming siren -
A pnuematic drill and ripped up concrete -
A baby waiting and stray dog howling -
The screech of brakes and lamplights blinking -

that's entertainment.

A smash of glass and the rumble of boots -
An electric train and a ripped up 'phone booth -
Paint splattered walls and the cry of a tomcat -
Lights going out and a kick in the balls -

that's entertainment.

Days of speed and slow time Mondays -
Pissing down with rain on a boring Wednesday -
Watching the news and not eating your tea -
A freezing cold flat and damp on the walls -

that's entertainment.

Waking up at 6 a.m. on a cool warm morning -
Opening the windows and breathing in petrol -
An amateur band rehearsing in a nearby yard -
Watching the tele and thinking about your holidays -

that's entertainment.
Waking up from bad dreams and smoking cigarettes -
Cuddling a warm girl and smelling stale perfume -
A hot summers' day and sticky black tarmac -
Feeding ducks in the park and wishing you were faraway -

that's entertainment.

Two lovers kissing amongst the scream of midnight -
Two lovers missing the tranquility of solitude -
Getting a cab and travelling on buses -
Reading the grafitti about slashed seat affairs -

that's entertainment.

Sem comentários: