"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 1 de maio de 2008

20 anos de pop subterrânea

No dia 1 de Abril de 1988, em Seattle, Bruce Pavitt e Jonathan Poneman abandonavam em definitivo os seus empregos e davam vida a uma nova editora: a Sub Pop Records. Nesse dia, não passaria pela cabeça dos dois amigos que, poucos anos depois, ficariam intimamente ligados aquela que foi, para o bem e para o mal, a última grande revolução no universo rock. Durante um breve período, os olhares de todo o mundo desviavam-se para o noroeste dos Estados Unidos.
Com o declínio da chamada cena grunge (seja lá o que isso for), a editora passaria por uma ligeira crise. Já no decorrer do novo século, a Sub Pop surge revitalizada com um dos mais vastos e eclécticos catálogos da cena independente.
Com o propósito de assinalar esta data redonda, no fim-de-semana de 12 e 13 de Julho, a Sub Pop promove em Seattle um festival de aniversário . O line up integra, obviamente, muitos dos nomes do catálogo actual (Wolf Parade, The Ruby Suns, Low, No Age, Iron and Wine, Pissed Jeans, Mudhoney), mas também aparições únicas de glórias passadas (Green River, Beachwood Sparks).
A milhares de quilómetros de distância, há também motivos para sorrisos de satisfação: a Sub Pop tem prevista para breve uma campanha de reedições históricas. Nela se incluem o clássico Superfuzz Bigmuff dos Mudhoney (deluxe edition de 32 faixas de um EP originalmente com seis!) e alguns dos singles, a anunciar, da série Sub Pop Singles Club. Esta iniciativa, deveras original, consistia num serviço de subscrição, tal-qual uma revista, em que os assinantes recebiam mensalmente singles de diferentes bandas.
Para recordar, captado ao vivo, um tema que integrava a edição inaugural da série:

Nirvana "Love Buzz" [Live @ Tijuana (México), 17/02/1990]

Sem comentários: