"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 7 de maio de 2008

O Evangelho segundo São Roberto

















Na parceria de décadas dentro dos Go-Betweens (G-B), Robert Forster sempre foi visto como o contraponto boémio para a pacatez romântica de Grant McLennan. No período que se seguiu à morte súbita do segundo, fez ontem dois anos, quando preparavam aquele que seria o décimo álbum de originais dos G-B, Forster admitiu que poderia nunca mais gravar qualquer música.
Felizmente, regressa agora em regime essencialmente acústico com The Evangelist, aquele que é o seu melhor álbum a solo. Ao longo dos dez temas desta elegia arrebatadora, o espírito de McLennan paira a cada nota, a cada palavra, como se um convívio tão longo tivesse já criado uma espécie de fusão simbiótica entre dois estilos diferentes de composição. Essa presença chega quase a ser física nos temas para os quais chegou a contribuir ("Demon Days", "Let Your Light In, Babe" e "It Ain't Easy"), fazendo a memória recuar até 1988, ano da edição do essencial 16 Lovers Lane. Se bem que todos os discos dos G-B (talvez exclua Talulah) sejam essenciais.
Como essencial é The Evangelist, mais uma prova cabal de que os grandes discos não necessitam de seguir os ditames da moda. Oiçam-no aqui.

2 comentários:

Shumway disse...

Ora aí está uma boa notícia.

Abraço

Hug The DJ disse...

Magnífico!
Merece realmente o pedestal...