"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 14 de abril de 2008

EM ESCUTA #28


















MGMT
Oracular Spectacular

(Columbia, 2008)

Por esta altura do campeonato, poucos serão os que ainda não se cruzaram com a melodia de sintetizador facilmente trauteável da faixa de abertura do álbum de estreia desta dupla de Brooklyn. Correndo o risco de em breve vir a provocar o enjoo pela repetição massiva, não fosse "Time To Pretend" e Oracular Spectacular poderia ter passado injustamente despercebido a muito boa gente. Logo aí, um ponto a favor.
A seguir a este soberbo retrato irónico do estilo de vida r0ck'n'roll, os MGMT fazem a primeira de várias inflexões, com "Weekend Wars" a piscar o olho ao Bowie psicadélico da era pré-glam. Mais à frente, o "camaleão" cruza-se com os Violent Femmes para o exercício lo-fi de "Pieces Of What", o grande momento deste disco.
A incursão disco de "Electric Feel" e o synth-pop descartável de "Kids" poderão até fazer as delícias dos muitos foliões em noites dedicadas à dança, mas não deixam de ser os pontos de menor interesse de Oracular....
No restante, sobressai uma certa queda para a grandiloquência cósmica à la Flaming Lips, devidamente fundida com referências várias, tanto actuais como do passado.
Disparando nas mais variadas direcções, Oracular... poderá parecer, em teoria, um apanhado tosco de citações avulsas. Mercê da produção glamorosa do midas Dave Fridmann, há uma certa aura de grandiosidade que perpassa o disco e lhe confere unidade.
Não o parecendo, estamos perante uma obra de estreia. E bastante auspiciosa, diga-se.

6 comentários:

Gravilha disse...

a estes não passei grande cartão. há algumas coisas boas no disco, mas parecem-me em nitida rampa de lançamento para os tops (e isso parece preocupa-los mais que tudo o resto).

eduardo disse...

a mim soou-me a Scissor Sisters com Flaming Lips, logo não gostei muito...

M.A. disse...

Até nem costumo gostar destas coisas. Mas desta vez gostei. Excluindo, é claro, os tais dois temas que cito. Um deles muito Scissor Sisters, de facto.

Abraços

O Puto disse...

Devo ser a única pessoa do mundo ocidental (e, quiçá, do oriental também) que não tinha ouvido falar neles.

M.A. disse...

Isso é porque tens andado distraído, meu caro. Por acaso falei deles aqui, "quase" em primeira mão:

http://april-skies.blogspot.com/2008/01/geeks-shall-inherit-earth.html

Wellvis disse...

Eu ouvi umas duas vezes..gosto das duas mais mediáticas e acho tudo o resto "variações do mesmo tema" mas acho que vou dar mais uma espreitadela. Para o grand finale.