"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 8 de abril de 2008

GOOD COVER VERSIONS #6

TRICKY
"Black Steel" (Island, 1995)
[Original: Public Enemy (1988)]

Enfant terrible da cena que emergiu da cidade de Bristol em meados da década passada, Adrian Thaws, vulgo Tricky, nunca se encaixou bem no rótulo trip hop a que estavam também associados os Massive Attack e os Portishead.
Enquanto aqueles iam beber a músicas de outras latitudes, como o dub, a fonte de inspiração de Tricky era o hip hop norte-americano, o qual reescrevia devidamente subvertido.
Para que não restassem dúvidas, logo no primeiro disco incluía esta reinterpretação de um clássico do nome maior do movimento. Já no álbum subsequente, recriava "Lyrics Of Fury" dos esquecidos Eric B & Rakim, os quais também samplava no assombroso "Makes Me Wanna Die".

No original um tema em que Chuck D. manifesta, de forma ultra-raivosa, a recusa em servir as tropas de um país que tão mal trata os negros, ao mesmo tempo que incita ao amotinamento nas prisões, "Black Steel" é transposto na perfeição por Tricky para a realidade do Reino Unido. Ainda que, o veículo para o destilar da raiva seja a voz de Martina Topley-Bird, companheira da altura.
Paradoxalmente, é a faixa de cunho mais rockeiro incluída em Maxinquaye.


Sem comentários: