"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 29 de abril de 2008

10 anos é muito tempo #5
















BOARDS OF CANADA
Music As Right To Children
(Warp, 1998)

Já com mais de uma década de intensa actividade, esta dupla escocesa fez-se notada apenas ao quarto álbum, lançado quando o último século se aproximava já do fim.
Citando a música decorativa de Brian Eno, o ambientalismo de um Aphex Twin ainda jovem, ou até o poder psicadélico de uns The Orb, não se pode dizer que Music Has The Right To Children seja um disco particularmente original, muito menos de ruptura. No entanto, os irmãos Michael Sandinson e Marcus Eoin criam uma linguagem muito própria, onde o futurista se confunde com o bucólico. Como matéria prima, recorrem em abundância a sons gravados que, em estúdio, são devidamente manipulados e misturados com melodias e beats, tanto de origem electrónica como de instrumentos reais, em densas camadas sobrepostas.
As faixas, em grande número e na sua maioria curtas, obedecem a uma criteriosa sequência para que melhor se obtenha o efeito de viagem mental. A atmosfera dominante remete claramente para um imaginário infantil (refira-se que a designação Boards of Canada provém de uma produtora de filmes para crianças), mas onde não falta um lado negro e até surreal.
Arriscarei dizer que, até à data, este é o último disco de música electrónica realmente obrigatório. Nota dez!
A amostra que se segue não dispensa a consulta da obra na íntegra:

"Roygbiv"

3 comentários:

Shumway disse...

Não sei se será o único disco de música electrónica realmente obrigatório.
Mas que é nota dez, isso é verdade.
E claro tinha de ser na Warp. :-)

Abraço

strange quark disse...

Acaso referes-te ao National Film Board of Canada? Não é propriamente uma produtora de filmes para crianças embora tenha um papel fundamental no desenvolvimento do cinema de animação, que aliás faz do Canada uma referência a nível mundial.

um abraço

M.A. disse...

Shumway:

Eu disse "último", não "único" :)
Depois deste ouve alguns bons discos de electrónica, inclusive dos BoC. Bons, mas não essenciais.

Strange Quark:

Exacto! Tenho ideia de em miúdo (salvo erro nos programas do Vasco Granja) ter visto alguns filmes de animação da NFBC. Pensei, por isso, ser uma produtora dirigida à criançada. Obrigado por partilhares a tua imensa sabedoria com este comum mortal :)

Abraços!