"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 3 de abril de 2008

10 ANOS É MUITO TEMPO #4



















PULP
This Is Hardcore (Island, 1998)

Autênticos veteranos que haviam já percorrido na sombra toda a década de 1980, a carreira dos Pulp poderia ter sido um daqueles casos condenados ao fracasso. Mas o sucesso tem destas coisas- chega quando menos se espera- e, em plena era britpop, chegava finalmente a hora de Jarvis Cocker e seus pares. O motivo para o súbito reconhecimento foi uma parelha de álbuns, pejada de singles orelhudos, que retratava com sarcasmo refinado a sociedade britânica: His'n'Hers (1994) Different Class (1995).
Depois da fama vinha a ressaca. Logo em "The Fear", a faixa que abre This Is Hardcore, Jarvis esclarece ao que vem: This is the sound of someone losing the plot/ Making out that they're okay when they're not./ You're gonna like it, but not a lot. E o que se segue é um disco negro, mergulhado em medos e anseios, uma das possíveis bandas sonoras para o fim do milénio.
Não conhecendo sucesso à altura dos seus antecessores, ...Hardcore não deixa de ser o disco mais ambicioso e complexo dos Pulp, e aquele que mais tem ganho com o envelhecimento. Será também a mais séria homenagem a dois notáveis heróis da banda de Sheffield: David Bowie (em "Party Hard") e Scott Walker (em quase tudo o resto).
O tema-título motivaria um dos melhores videoclips da história da pop, bem merecedor de sete minutos do vosso tempo:

"This Is Hardcore"

3 comentários:

Red Dust disse...

Uma das minhas bandas preferidas. E sim... também sigo logo para 'His'n'Hers' e 'Different Class'.

Não que 'This Is Hardcore' seja um álbum menor, foi apresentado com um som diferente, mais soturno, talvez por isso menos considerado.

Shumway disse...

No último paragrafo o Red Dust já disse o que aconteceu. Mas como dizes com o tempo este disco vai nos trazendo novas surpresas.

Abraço

O Puto disse...

É um belo disco, sim senhor, que ouvi repetidas vezes. O tema título é o meu preferido, não só do álbum, mas da discografia que conheço.