"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 20 de junho de 2007

SINGLES BAR #10


YO LA TENGO
Sugarcube (Matador, 1997)

Whatever you want from me
Whatever you want I'll do
Try to squeeze a drop of blood
From a sugarcube

Extraído de I Can Hear The Heart Beating As One, a sua obra maior, "Sugarcube" é a melhor prova de gratidão dos Yo La Tengo (YLT) pela música dos Beach Boys que, entre outras, os inspira há mais de duas décadas. Mesmo tendo em conta que esse álbum inclui uma (óptima) versão de "Little Honda", original da banda californiana.
Belo e pueril como só o melhor indie pop consegue ser, com a voz suave de Ira Kaplan em contraponto ao feedback das guitarras, "Sugarcube" é harmoniosa, solarenga, ingenuidade feita obra de arte.
Para servir de complemento, "Sugarcube" foi ainda alvo de um excelente vídeo dirigido por Phil Morrison onde se parodiam de forma bem divertida os clichés do rock'n'roll.
Entre tantas grandes canções que os YLT compuseram ao longo dos anos, esta destaca-se das demais pela perfeição. Terá concerteza a aprovação de Brian Wilson. E o Verão é já amanhã...
Vídeo de "Sugarcube"

3 comentários:

Sea disse...

"Try to squeeze a drop of blood
From a sugarcube"
talvez esta frase diga mais do que parece, à 1ª vista.
a música é super,
o vídeo também,
os YLT idem.

Chris Martins disse...

Aqui só tem coisa boa, hein?

Shumway disse...

Há 20 anos a fazer bons discos.

Certamente "I Can Hear The Heart Beating As One" é um dos melhores.

Estes sem dúvida, serão sempre "indies".