"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 11 de junho de 2007

DOR-DE-CORNO COMPACTADA

THE AFGHAN WHIGS
Unbreakable: A Retrospective 1990-2006 (Rhino, 2007)

E se os Pumpkins foram durante um breve trecho um segredo bem guardado da geração grunge, os Afghan Whigs foram-no (muito injustamente) ao longo de toda a carreira terminada em 2001, após cinco álbuns indispensáveis.
Para quem sempre quis conhecer o rock tingido de soul em que Greg Dulli exorcisava os demónios da alma (com histórias de mulheres, álcool, prisões e quartos de hotéis rasca), e nunca soube por onde começar, a situação fica agora facilitada com a edição desta retrospectiva bem abrangente da carreira da banda de Cincinnati.
Não se trata de uma compilação de êxitos porque os Afghan Whigs nunca os tiveram, mas serve perfeitamente os seus intentos de introdução à música de uma das bandas mais injustiçadas da década passada.
Como aliciante para os convertidos que já têm os álbuns todos, nos quais orgulhosamente me incluo, os Whigs oferecem dois temas inéditos gravados no ano passado (daí o 2006 do subtítulo).
E fiquem já agora a saber que existem rumores de uma reunião. Vamos esperar para ver...

3 comentários:

Shumway disse...

Grande canções.
Conseguiram 2 grandes discos, que muito se dizem: "Congregation" e "Gentlemen".
Abraço

M.A. disse...

Curiosamente esses também são os meus preferidos, com "Gentlemen" à cabeça.

Abraço

Joe disse...

hmmm... gosto muito do congregation, mas entre o Gentlemen e o 1965 não sei, não.
Grande, grande banda!