"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

FITAS #1

HALF NELSON (EUA, 2006)
Ryan Fleck

Filme proveniente do circuito independente do cinema norte-americano, Half Nelson (Encurralado, em Portugal... podia ser pior) é uma pedrada no charco no meio, tendo em conta a oferta recente em que as comédias amargas suburban noir se sucedem em catadupa, umas vezes bem sucedidas, outras nem tanto.
Drama intenso que conta a história de Dan Dunne, um professor de História (e treinador da equipa feminina de basquetebol) numa escola de alunos negros, e com um problema de natureza narcótica.
Um dia, após mais um treino, Dan é surpreendido no balneário pela aluna Drey a fumar crack. A partir daí, estabelece-se uma relação especial entre os dois, na qual a miúda de 13 anos, cujo irmão dealer se encontra a cumprir pena, acaba por ser o elo mais forte.
Além de uma abordagem não esteriotipada do mundo das dependências, esta película oferece-nos ainda interpretações soberbas dos dois actores principais: Ryan Gosling (com nomeação para o Óscar e tudo) e Shareeka Epps.
Perante tal densidade na construção dos personagens e tal escassez de meios, apetece dizer que ainda bem que nem todos dispõem de fundos como a menina Coppola para esbanjar em adaptações disparatadas de literatura light (do género biografia, neste caso).
Para os interessados, resta ainda acrescentar que a música do filme foi composta e interpretada pelos Broken Social Scene e que, numa determinada cena em que me apeteceu saltar da cadeira em júbilo, surge "A New England" do grande Billy Bragg.

Sem comentários: