"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 25 de fevereiro de 2007

DISCOS PE(R)DIDOS #3

HELP SHE CAN'T SWIM
Fashionista Super Dance Troupe (Fantastic Plastic, 2004)

Num período em que a miscelânea de géneros apararentemente antagónicos esteve na ordem do dia, conferindo ao indie pop uma faceta mais hedonista, é muito estranho este disco ter passado ao lado de muito boa gente.
Vozes masculinas e femininas, ora intercaladas, ora gritadas em simultâneo, fazem a receita deste rebuçado que tanto dá um tratamento folgazão ao hardcore num momento, como de seguida apresenta teclados puramente kitsch, tudo embrulhado num lote de 11 canções curtas e directas de pura diversão. Mas a brincar, a brincar, e sem pretensiosismos artísticos, os Help She Can't Swim dão aqui a prova cabal de que dominam a matéria melhor do que muitas bandas mais "sérias".
É face a estas premissas que se afigura quase criminoso como um tema como "My Own Private Disco" (os Long Blondes antes do tempo) não ter sido transformado num hit das noites de qualquer discoteca mais criteriosa. E como foi possível resistir ao pouco mais de minuto e meio do frenesim que é "Fermez La Bouche"? Ou à folia descontroloda de "Boy Toy"?
Mas entre temas que apetecem ouvir só pelo nome, não há como "What Would Morrissey Say?" e o seu refrão sugestivo "'You dance like your dad at a disco, What would Morrissey say?", ao qual se adpatam as mesmas palavras ditas sobre "My Own...".
Salvas as devidas diferenças estécticas, tenho a certeza que este disco não vai desiludir os apreciadores de nomes com Mclusky, Art Brut ou do primeiro dos Brakes, por isso façam favor de ouvir à confiança. Delírio garantido!

Sem comentários: