"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

A KIND OF MAGIC

WHITE MAGIC
Dat Rosa Mel Apibus
(Drag City, 2006)
Projecto assente no núcleo duro constituído por Mira Billote (ex-Quix*o*tic) e 'Sleepy' Doug Shaw, os White Magic contaram ainda com a colaboração de músicos tão distintos como Jim White (Dirty Three) e Tim DeWit (Gang Gang Dance), entre outros, neste seu registo de estreia em formato grande.
Depois de um bem recebido EP há três anos, e de um split com os American Analog Set, Dat Rosa Mel Apibus ( "a rosa dá mel às abelhas", em latim), editado em Novembro passado, leva o chamado freak-folk a novos patamares.
Dizer que estas 12 canções, essencialmente movidas ao piano, contêm um forte pendor "gótico" pode, assim no "papel", trazer-nos à memória nomes como o de Nina Nastasia. Mas, se ouvirem o disco, vão logo notar uma subtil presença da música africana, nomeadamente nas guitarras, e uma espiritualidade omnipresente que coloca os White Magic a milhas de distância da sua conterrânea nova-iorquina. E convém também realçar que a voz de Mira Billote não é daquelas que se ouvem todos os dias.
Fica então avisado quem quiser sentir esta magia de perto: os White Magic dão um salto ao burgo a 4 e 5 de Maio, com concertos agendados para o Maxime (Lisboa) e Theatro Circo (Braga), respectivamente.

Sem comentários: