"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sábado, 24 de fevereiro de 2007

EM ESCUTA #5

THE BESNARD LAKES
The Besnard Lakes Are The Dark Horse (Jagjaguwar, 2007)

Imaginem como soariam as melodias pueris dos Beach Boys (circa Pet Sounds) inseridas num contexto prog-rock. Pode parecer absurdo mas não é, pois nestas oito longas canções propostas em ...Are The Dark Horse os Besnard Lakes, grupo de Montreal (Canadá) formado pelo casal Jace Lasek e Olga Goreas, contando neste seu segundo fôlego com a ajuda de membros dos ilustres Godespeed You! Black Emperor, The Dears e Stars, provam que é possível fazê-lo e com óptimos resultados.
No seu último número, a revista britânica Uncut fazia o resumo perfeito desta obra: proviessem os Galaxie 500 de Twin Peaks em vez de Boston e soariam a algo semelhante.
E de facto, sobretudo nos temas "Disaster", "For Agent 13" e "Because Tonight", o fantasma do mítico trio bostoniano paira de forma intensa. No entanto, num todo mais negro, mais denso e povoado por riffs pesados, pelo que citar os Low de The Great Destroyer a propósito dos restantes temas (mormente "And You Lied To Me" e "Devastation") não será descabido.
Como se depreende pelo nome dos temas citados, ...Are The Dark Horse estará longe de ser o disco mais alegre a ser publicado este ano mas, como é comum dizer-se, a melancolia sempre foi melhor fonte de inspiração que a felicidade, e neste caso a regra cumpre-se mais uma vez neste forte candidato às listas a publicar dentro de meses.

2 comentários:

prozac disse...

tb gosto muito deste disco e tb compro a uncut:)

Shumway disse...

Parece-me que temos aqui um bom candidato a primeira afirmação do ano. Muito bom.