"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

EM ESCUTA #4

DEERHUNTER
Cryptograms (Kranky, 2007)

Aqueles que tiveram o prazer de assistir à prestação dos Deerhunter na primeira parte do concerto dos Liars no final do Verão passado, terão com certeza ficado agradavelmente surpreendidos. Eu, na minha condição de shoegazer saudosista, fiquei deliciado ao ponto de ter comprado este disco(a preço de amigo e ainda em edição promocional) no intervalo entre as duas bandas. Angus Andrew, frontman dos Liars, não se cansou também nessa noite de tecer elogios entusiasmados ao quinteto de Atlanta.
Ouvir os Deerhunter em disco revela-se, no entanto, uma experiência diferente daquela que é presenciar a banda em palco. Neste disco, as referências shoegazing mais directas estão apenas presentes no instrumental "White Ink", devedor das paisagens sonoras de uns Slowdive. Canções em sentido literal, na primeira parte de Cryptograms, apenas encontramos o tema-título. Os restantes temas, além do citado "White Ink", transportam-nos num hipnótico carrossel de abstraccionismos movidos à guitarra, um pouco à semelhança de uns Sonic Youth nos momentos mais contemplativos de Bad Moon Rising e Evol.
A partir da oitava faixa e até à derradeira décima segunda, temos um punhado de canções escorreitas do melhor indie pop. De todas elas, destacaria "Strange Lights", na qual os Deerhunter dão o devido tratamento ao legado dos Byrds, tal como os Ride o fizeram mais de dez anos antes, no período final da sua carreira (fase pós-shoegaze).
Não sendo um disco fácil, teme-se que Cryptograms não vá além do interesse de uns quantos curiosos. No entanto, todos aqueles que sejam apreciadores do trabalho das bandas citadas, e ainda dos Spacemen 3 e The Verve dos primórdios, fazem muito mal se não lhe derem uma atençãozinha.

1 comentário:

O Puto disse...

Sem dúvida que a música dos Deerhoof cresce ao vivo.