"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

SINGLES BAR #1


KITCHENS OF DISTINCTION
Prize (One Little Indian, 1988)
Segundo single na carreira dos Kitchens of Distinction (KOD), Prize é também o meu primeiro contacto com a música deste trio londrino infelizmente tão esquecido nos dias que correm.
Ainda me lembro como se fosse hoje da primeira vez que ouvi este tema num programa de rádio "Sete Mares" que a Sílvia Alves tinha na Antena 1. Na altura era ainda um novato no meio indie e muitas vezes limitava-me a seguir as recomendações de alguns conhecidos mais velhos, as quais consistiam basicamente nas bandas sacro-santas do início dessa década.
Mas este tema caracterizado por uma muralha de guitarras que flirtava ligeiramente com a cena shoegazing então eminente, apanhou-me à primeira audição e passou a constar em quase todas as minhas mix tapes desses tempos. Por cima da torrente, a voz de Patrick Fitzgerald, no seu estilo único, instenso e apaixonado, marcava a diferença.
À semelhança de tantos outros temas posteriores, Prize tinha um cunho extremamente pessoal por parte do vocalista e letrista, pois sendo inspirado pelo artista francês Jean Cocteau, era uma espécie de catarse em relação à "culpa" pelas suas orientações sexuais.
Contemporâneos dos House of Love e dos Wedding Present, e igualmente sucessores dos Smiths, os KOD gozaram, tal como os seus pares, de algum reconhecimeto por parte da comunidade indie, mas a Madchester estava prestes a chegar e a partir daí outro galo cantaria.

2 comentários:

prozac disse...

got u a link;)
JP

Shumway disse...

Boa lembrança. Excelente bom gosto. Já não ouvia KOD à muito tempo. Já fui buscar o "The Death of Cool" para ouvir amanhã. :)