"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Kill surf city

















Vivemos rodeados dessa espécie de bandas-tributo, bandas que, na falta de ideias e na segurança da fórmula, se limitam à colagem descarada de outras bandas do passado. Questionaria a utilidade de tais exercícios, quando pudemos usufruir com ganhos da real thing, mas temo que me chamem "do contra". Felizmente, há outra estirpe, mais recomendável, capaz de se afirmar na súmula de diferentes referências. Uma delas são os neozelandeses Surf City que, com um EP homónimo em 2008 e o álbum Kudos dois anos depois, foram capazes de resumir à sua maneira o rico legado indie pop do seu país de origem. Num ritmo frenético, por vezes difícil de acompanhar tal a profusão de elementos, combinavam a jangle pop com pitadas de psicadelia de uns The Clean ou The Chills com tonalidades surf rock que faziam jus ao nome da banda.

De então para cá, confesso que lhes perdi o rasto, derivado talvez da escassez de novidades. Soube do regresso há pouco, e que agora vinham reduzidos a um trio. São agora parte do numeroso contingente das antípodas na britânica Fire Records, que patrocina a ligeira transmutação da sonoridade dos Surf City. Com selo daquela editora, saiu, há coisa de um mês, o álbum We Knew It Was Not Going To Be Like This, conjunto de nove canções mais escorreitas do que era costume na banda de Auckland. Não se conclua já que os Surf City enveredaram por uma pop "limpinha", pois a "baixa fidelidade" ainda é um lema; apenas apostaram em temas mais directos, sem aquela mixórdia de estilos, por vezes vertiginosa. A psicadelia ainda diz presente e, aqui e ali, há um nova vontade de transgressão com uma pulsão kraut à espreita. Esquecida ficou a tendência surf rock, mas nem sempre os nomes das bandas têm de fazer sentido.

Song From A Short Lived TV Series by Surf City on Grooveshark
[Fire, 2013]

Sem comentários: