KIRSTY MacCOLL _ "A New England" [Stiff, 1984]
[Original: Billy Bragg (1983)]
A memória colectiva não tem sido justa para com Kirsty MacColl, desaparecida, prematuramente, há quase 13 anos. Alguns quantos ainda se lembrarão dela ao lado dos Pogues na mais insólita canção tornada hino natalício, outros referem-na apenas como a esposa de Steve Lillywhite, produtor ligado aos U2 e a outros nomes grandes de oitentas. É muito pouco reconhecimento para uma das poucas vozes femininas que se afirmaram no contexto maioritariamente masculino da new-wave britânica, uma mulher que encarnou a englishness com a mesma dedicação de homens como Ray Davies, Elvis Costello, ou Billy Bragg.
Os sucessos na carreira não foram propriamente massivos, é certo, e o maior deles terá sido "A New England", precisamente uma versão de um original daquele último que, eventualmente, terá servido para catapultar o então quase desconhecido Billy Bragg para plateias mais vastas. A versão foi concebida com o aval do próprio autor, que propositadamente escreveu mais uns quantos versos para a letra. Contudo, Kirsty não fez questão de a readaptar em termos de género, deixando no ar uma pequena provocação de ambiguidade sexual. Se bem se lembram este foi o tema que serviu de cartão de visita a Billy Bragg, o futuro porta-estandarte das esquerdas políticas que, antevendo o que lhe estava reservado, atirava com versos que resumem as motivações rock'n'roll, acima de qualquer ideal: "I don't want to change the world / I'm not looking for a new England / I'm just looking for another girl". O mesmo não se pode dizer do registo musical adoptado, substancialmente distante da rispidez da guitarra eléctrica solitária dos primeiros tempos de Bragg, numa proposta pop gingona com guitarra jangly muito próxima daquilo que os Smiths faziam na altura. Curiosamente, Jonhnny Marr era um dos músicos próximos de Kirsty MacColl à data da sua morte, depois de algumas colaborações entre ambos.
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