"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 4 de maio de 2012

R.I.P.



ADAM YAUCH a.k.a. MCA
[1964-2012]

Com apenas 47 anos de idade morreu hoje, depois de uma longa batalha contra o cancro, Adam Yauch, MC e músico compositor na formação imutável dos Beastie Boys, e activista dos direitos humanos.

O início da carreira musical remonta ao ano de 1981, ainda os três membros dos Beastie Boys eram adolescentes rebeldes praticantes de um hardcore punk que não deixou propriamente marca visível. O mundo teria contacto com o trio apenas em 1986, altura da edição do álbum Licensed To Ill, principalmente graças ao hit "(You Gotta) Fight For Your Right (To Party)". Disco pejado de inanidades rap-rock, o debute seria apenas um primeiro passo na firmação dos Beastie Boys como um dos mais influentes colectivos hip-hop de sempre, facto tão mais notável para um trio de brancos num género habitualmente associado aos negros. Por alturas do sucessor (a primeira obra-prima, Paul's Boutique de 1989) já toda a gente tinha percebido que os Beastie Boys não se resumiam a uma série de graçolas mais ou menos gratuitas e eram mesmo para ser levados a sério. Ao longo da década de 1990 o estatuto foi-se cimentando, com vários discos a merecer nota altamente positiva, em particular Ill Communication (1994), que teve os seus vídeos promocionais em alta rotação nos canais de música da altura. Neste período, a banda estabeleceu uma relação de grande cumplicidade com o produtor Mario Caldato Jr., que não só soube manter viva a chama punk-rock do trio, como ainda alargar a sua música a um leque de linguagens que tanto soube integrar o jazz como a world music.

Paralelamente, Yauch envolveu-se a fundo na causa da libertação do povo tibetano. Este activismo culminou na organização, juntamente com os colegas de banda, do primeiro Tibetan Fredom Concert, que teve lugar em San Francisco em 1996 e reuniu uma série de músicos unidos pela mesma causa. Realizou também muitos dos badalados vídeos dos Beastie Boys, estendendo ainda a veia cinéfila à fundação de uma produtora de filmes. Hoje, um pouco por todo o lado, por media e músicos dos mais diversos quadrantes, foi recordado como um dos mais empenhados e multifacetados artistas pop do último quarto de século.

"Sabotage" [Grand Royal, 1994]

Sem comentários: