"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Canções douradas



















Nascidos das cinzas dos indie-rockers Further, os californianos Beachwwod Sparks iniciaram a década passada apostados em resgatar os sons dourados pelo sol do Laurel Canyon de sessentas. Quer isto dizer que operavam na mesma confluência de jangle pop, folk e psicadelismo de gente como The Byrds e Buffalo Springfield. Algo ignorados pelas massas, mas adorados por um punhado de conhecedores, gravaram um par de álbuns e um EP que, juntamente com os primeiros registos dos compinchas The Shins, ameaçaram fazer dos primeiros anos do novo século uma revisitação do psicadelismo pop. Apenas ameaçaram porque os BS se extinguiram em 2002, sem tempo para colher os louros. Desde então, o fundador Brent Rademaker andou ocupado com os similares The Tyde, uma recriação quase completa da formação dos BS mais próxima de uma pop escorreita.

Os primeiros motivos para regozijo ocorreram já há 3/4, na altura que os BS anunciaram um regresso aos palcos ao serviço da indústria da nostalgia. Tardaram a dar outras boas novas mas elas acabariam por chegar com o anúncio recente de um novo álbum. Intitula-se The Tarnished Gold e tem edição prevista para dentro de aproximadamente um mês. O que esperar deste novo disco, pensa-se, não diferirá muito das pérolas deliciosamente imperfeitas do passado. Para lhe tomar o gosto, aí está o primeiro avanço que, ainda que não seja indicativo de coisíssima nenhuma, nos faz ansiar com maior vontade pelo Verão que se avizinha. É também o garante de que os negligenciados Woods encontraram concorrência à sua preguiça adocicada, se bem que numa versão substancialmente mais ligeira.


"Forget The Song" [Sub Pop, 2012]

Sem comentários: