"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Good cover versions #65












GRAVENHURST _ "See My Friends" [Warp, 2005]
[Original: The Kinks (1965)]

Ainda há dois dias aqui falávamos do apego dos Gravenhurst à folk de origem britânica. Nesse particular, os Fairport Convention, já contemplados com uma revisitação por parte dos ditos, são influência mais do que assumida. Na altura não se referiu, contudo, as orientações do projecto pessoal de Nick Talbot sob outra tradição do país de origem, nomeadamente a pop sessentista, lembrada, precisamente, através de um dos seus nomes mais representativos daquilo que possa enterder-se por englishness: The Kinks.

Na versão de "See My Friends", autêntica subversão do original, é notória a vontade dos Gravenhurst de confundir e de fugir à fácil catalogação, de resto características primordiais do projecto. Iniciada em lume brando, e com instrumentação esparsa, deixa-se aos poucos contaminar por espasmos de guitarras ruidosas. O crescendo de tensão rebenta num devaneio filiado no kraut que ocupa perto de metade da duração do tema, esta algo acima do padronizado. Com o original partilha apenas, embora numa linguagem substancialmente diversa, a vontade de proporcionar estados indutores da mente. E já que falamos no original, refira-se que foi uma das raras concessões dos Kinks ao universo psych, tema pioneiro na mundo pop no recurso às melodias raga indianas, algo que os Beatles viriam a usar até à exaustão. Talvez pela pouca simpatia que Ray Davies e seus pares nutriam pelos fab four, a experiência não teria seguimento e os Kinks prosseguiriam por uma via pop mais estrita mas não menos aventureira.



Sem comentários: