"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 12 de março de 2012

Peel slowly and see


Quarenta e cinco anos são uma eternidade. Há quarenta e cinco anos ainda nem muitos de nós tinham sequer nascido. No entanto, já alguém estava a congeminar algo que condicionaria as nossas vidas para sempre. Três músicos nova-iorquinos, um galês, uma alemã com carreira como modelo, todos sob o comando perverso de Andy Warhol, deram à luz o disco que, como nenhum outro, até à data ou desde então, gerou tamanha e tão notável descendência.

Sobre The Velvet Underground & Nico disse um dia um tal de Brian Eno que poucos o ouviram à data da sua edição, mas desses, a maioria veio a formar bandas. O que diz o "aristrocrata inglês" vale o que vale, mas o que é certo é que, a partir destes onze temas saídos das caves esconsas de Nova Iorque, das perversões de Lou Reed, do academismo arisco de John Cale, das descargas eléctricas de Sterling Morrison, das pancadas secas e minimalistas das baquetas de Maureen Tucker, do desencanto gélido de Nico, foi pensada muita da música mais excitante dos finais do século XX. Basta pensar que, sem The Velvet Underground & Nico, talvez nunca tivéssemos ouvido falar de bandas da dimensão e impacto de uns Big Star, The Modern Lovers, Television, Suicide, Joy Division, Sonic Youth, The Jesus and Mary Chain, Dinosaur Jr., Spacemen 3, My Bloody Valentine, Galaxie 500, Teenage Fanclub, Ride, Nirvana, e a lista continua por aí fora... Por arrastamento, é quase certo que eu não estaria aqui a escrever uma data de banalidades. Comemoremos então este 45.º aniversário "descascando a banana" e atirando a rodela inclusa para a estereofonia. Alto e bom som, de preferência.

"Sunday Morning" [Verve, 1967]

"Venus In Furs" [Verve, 1967]

1 comentário:

O Puto disse...

Se não fossem as bandas que este disco influenciou, teria chegado a este portento (se chegasse) bem mais tarde. Parabéns, VU&N!