"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 7 de março de 2012

Selo de Qualidade #4















POSTCARD RECORDS OF SCOTLAND
Glasgow, Escócia [UK], 1979-1981; 1992-1995

Na vastidão do universo pop, e numa visão mais apaixonada que mercantilista, a importância de algo, seja uma banda, seja uma editora, não deverá ser medida pelos sucessos alcançados, mas sim pela herança que deixa para o futuro e que se reflecte na música que lhe sucede. Tomemos como exemplo a Postcard Records, nascida da mente de Alan Horne, um melómano a tempo inteiro mas um gestor de fraca qualidade, que nos pouco mais de dois anos de intensa actividade (se nos restringirmos à primeira vida, a que importa reter) ajudou a estabelecer as bases daquilo que é (ou já foi?) conhecido como indie-pop e inspirou a fundação de outras editoras significativas, como a Creation ou a Sarah. Para tal não foi necessário mais que uma dúzia de singles certeiros e um álbum, este, para que conste, lançado a contragosto da banda com o nome impresso na capa.

Sob o mote The Sound of Young Scotland, numa clara alusão à fábrica de hits da Motown, Horne tinha como meta o sucesso das novas bandas pop da Escócia natal, todas elas com reverência pelo passado e semi-indiferentes às movimentações post-punk que ocorriam mais a sul. Como bom escocês, claro está, gostava de afrontar Londres. Em Edwyn Collins, mentor dos Orange Juice encontrou uma alma gémea, e na sua banda, com igual obsessão pela soul e pelo funk como pelos Velvet Underground e pelos Byrds, o cartão de visita da editora. Nos meses que se seguiriam, até à bancarrota que implicou uma morte prematura, a Postcard lançaria quase tantos registos dos Orange Juice como de todas as outras bandas juntas. Uma dessas bandas foram os australianos The Go-Betweens que, antes de tentarem a sorte em Londres, assentaram arraiais em Glasgow. A ligação foi breve e não rendeu mais que um single, este assente numa estética jangle distante da pop agridoce imaculada da fase dourada da banda. Fora de Glasgow, Horne também a rede aos Josef K, banda de Edimburgo substancialmente mais cinzenta que os coloridos Orange Juice e com um forte cunho literário na sua jangle pop instrospectiva. Pertencer-lhes-ia o único álbum desta primeira vida da Postcard, ainda assim editado contra a vontade da banda insatisfeita com resultado. Este facto, somado da má gestão do sonhador Horne, e da partida dos Orange Juice para uma multinacional, precipitaria um fim que, nas palavras dos protagonistas, sempre esteve eminente. Pelo caminho, houve ainda tempo para a descoberta do talento adolescente Roddy Frame, tal como Edwyn Collins com uma fixação obsessiva pelos sons west-coast de sessentas. À frente dos Aztec Camera, Frmae daria à editora o par de singles mais bem acabados sob um ponto de vista audiófilo.

No início da década de 1990, e com alguns diferendos aparentemente sanados, Alan Horne reactivou a Postcard. O propósito motivador desta ressurreição foi o lançamento da carreira de Paul Quinn, uma espécie de crooner que, no passado, tinha cedido a sua voz singular a coros de canções dos Orange Juice. Em seu redor reuniu o The Independent Group, composto na totalidade por músicos com passado ligado à Postcard. Esta iniciativa renderia um par de álbuns, o último dos quais - Will I Ever Be Inside Of You - um dos tesouros perdidos de noventas e autêntico objecto de culto em círculos restritos. Antes de desaparecer novamente do mapa, sem contudo oficializar um fim definitivo, Horne não perderia o ensejo de lançar um dos álbuns de The Nectarine No. 9, projecto de Davey Henderson, antigo líder dos Fire Engines que, curiosamente tinham sido um desejo gorado de Horne na "primeira" Postcard, algo que ficou a dever-se ao curto período de actividade tanto da banda como da editora.

10 DISCOS ESSENCIAIS (8 singles + 2 álbuns)
  • ORANGE JUICE _ Falling And Laughing [1980]
  • ORANGE JUICE _ Blue Boy [1980]
  • THE GO-BETWEENS _ I Need Two Heads [1980]
  • JOSEF K _ It's Kinda Funny [1980]
  • ORANGE JUICE _ Simply Thrilled Honey [1980]
  • AZTEC CAMERA _ Just Like Gold [1981]
  • JOSEF K _ Sorry For Laughing [1981]
  • JOSEF K _ Only Fun In Town  (álbum) [1981]
  • AZTEC CAMERA _ Mattress Of Wire [1981]
  • PAUL QUINN & THE INDEPENDENT GROUP _ Will I Ever Be Inside Of You (álbum) [1994]

Sem comentários: