"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 5 de março de 2012

His bloody Valentina
















"The boy Gedge has written some of the best love songs of the Rock 'n' Roll Era. You may dispute this, but I'm right and you're wrong!" - John Peel

Porém, de David Gedge não se espera a "canção de amor" formatada, pejada dos estereótipos que seis décadas de pop/rock estabeleceram. Dele esperam-se temas de uma visceralidade pungente, mais vezes versando uma dor-de-corno à boca cheia do que propriamente as virtudes da "coisa". Nesse particular é um mestre da escrita, vai para mais de um quarto de século. Primeiro com os The Wedding Present, autênticos embaixadores da causa indie, depois com os Cinerama, dupla conjunta com a então companheira Sally Murrell. O fim destes últimos, segundo o próprio Gedge derivado de as histórias das canções se terem tornado uma realidade, motivou o regresso dos TWP (com uma formação renovada), que desde 2004 já levam dois óptimos álbuns em linha com a faceta mais contemplativa dos Cinerama.

O terceiro (oitavo no todo) chegará em breve, mais precisamente dentro de duas semanas. Chama-se Valentina e, se não recupera totalmente a rispidez das guitarras dos primórdios, pelo menos parece querer reviver alguma da aceleração desses tempos. É o que nos leva a crer a amostra infra, e também algumas resenhas avulsas que classificam já Valentina como um dos melhores trabalhos da banda, em qualquer das suas encarnações. Pela parte que me toca, e à cautela, já não peço um novo Seamonsters (1991), pois tal parece-me irrepetível nesta fase, mas aguardo com as expectativas em alta a chegada do próximo dia 19. E já que falamos em Seamonsters, vai ser esse o disco que os TWP vão, em breve, andar a tocar por essa Europa onde ainda acontecem concertos que fujam à ditadura hipster. Cá por casa, já se entrou na contagem decrescente para o dia em que vão aterrar aqui.

"You Jane" [Scopitones, 2012]

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