"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

R.I.P.


BERT JANSCH
[1943-2011]

Faleceu hoje, vítima de cancro do pulmão, Bert Jansch, música escocês, autêntica lenda da folk britânica, e um dos raros guitarristas a quem podemos chamar virtuoso sem que isso implique embaraço. Com uma carreira que que remonta a meados dos sixties, deixou gravada uma extensa e influente obra a solo que causou grande impacto em devotos assumidos como Johnny Marr, Graham Coxon, Jimmy Page, Bernard Butler, ou Neil Young. Sobre ele, disse este último que teve igual importância para a guitarra acústica como Jimi Hendrix teve para guitarra eléctrica. Ecos da sua música são também detectáveis na obra do igualmente lendário Nick Drake.

Entre 1968 e 1973 integrou também os Pentagle, colectivo fusionista de enorme aceitação crítica que conjugava folk-rock com elementos do jazz. Do global da obra, e sem desprimor para os restantes, merecem maior destaque o álbum homónimo de estreia de 1965 e Black Swan (2006), derradeiro trabalho editado em vida que veio renovar o interesse das novas gerações pela sua música. Em ambos, tal como na restante obra, ficam bem patentes a complexidade dos arranjos e a técnica apurada. A título de amostra, fica um tema de cada um deles, o último uma reinterpretação de um bem conhecido tradicional nas vozes de Beth Orton e Devendra Banhart, apenas dois dos muitos convidados que incluiu nos seus discos.


"Needle Of Death" [Transatlantic, 1965]


"Katie Cruel" [Drag City, 2006]

Sem comentários: