"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Backgazing
















Para além de ser uma das mais estimulantes editoras independentes da América actual, no que a "descobertas" diz respeito, a Captured Tracks começa também a representar um importante papel no campo das reedições. Ainda há relativamente pouco tempo, a editora nova-iorquina fez chegar ao mercado compilações de dois dos tesouros mais bem guardados do indie britânico de ointentas: The Servants e The Wake. Em qualquer dos casos, e na eventualidade de não haver motivos musicais para a aquisição das rodelas, poderíamos sempre invocar a importância das bandas por terem integrado, em determinada altura do seu trajecto, dois figurões da década seguinte, respectivamente Luke Haines (The Auteurs) e Bobby Gillespie (Primal Scream).

Dando asas à veia arqueologista do fundador Mike Sniper (também mentor dos Blank Dogs), a Captured Tracks tem prevista uma série de reedições dedicadas às obscuridades shoegaze. A iniciativa leva o apropriado título The Shoegaze Archives. Pelo primeiro par de lançamentos anunciados, mais lá para finais de Novembro, somos levados a pensar que a coisa de baseie na facção norte-americana do movimento, persistente no tempo muito para além do desvanecer da "cena" original britânica. Um deles é A Folding Sieve, único EP de toda a carreira dos texanos shiFt que, à semelhança do que aconteceu há uns anos, será expandido e creditado aos Should, designação assumida pela banda até à actualidade. O outro é Oceanside 1991-1993, compilação que reúne os EPs dos jersianos deardarkhead naquele período além de outras curiosidades. Pelas amostras, somos levados a pensar que os primeiros enveredam por uma via mais abstraccionista, enquanto os últimos optam por uma sonoridade de atmosferas diáfanas. Ambos, conclui-se, são bem merecedores de um "estudo" aprofundado.


shiFt (Should) _ "Faded" [N D, 1995]


deardarkhead _ "Oceanside" [Fertile Crescent, 1992]

Sem comentários: