"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aprovamento!
















Há cerca de dois anos, o quarteto The Drums chegava de rompante com um EP que era uma delícia para os adeptos da pop sem preconceitos e orgulhosa de o ser. Embora piscando o olho à era dourada dos sixties, e em particular às tonalidades surf, Summertime! surpreendia pela sua frescura, talvez derivada da tenra idade dos seus autores. Passaram-se alguns meses e chegou o primeiro álbum, e com ele o desmoronar das melhores expectativas. Não sei se influenciado pelas opiniões mais cépticas, se por reacção anti-hipster, mais provavelmente pela perda do "efeito novidade".

O tempo passa, e com ele são reconsideradas muitas análises prévias. Em relação ao debute dos The Drums, mantenho algumas reservas, mas é com renovado entusiasmo que recebo o novo Portamento, gravado ainda antes da saída acrimoniosa do guitarrista Adam Kessler. Talvez pressentindo essa mexida na formação, que até ia precipitando um final precoce da banda nova-iorquina, e com o intuito de preencher os espaços, o novo álbum dá rédea solta aos apontamentos de uma electrónica rudimentar. Mais sombrio que o seu antecessor, Portamento conserva ainda o espírito juvenil implícito a este género de canções. Uma escuta mais atenta permite também aferir da devoção pelos The Smiths, não tanto pela suave melancolia, mas mais pelas texturas das guitarras, por várias vezes subtilmente decalcadas das malhas cintilantes de Johnny Marr. Espera-se, contudo, que as vozes da reacção apontem as semelhanças evidentes entre cada um dos doze temas. Mas quem quer saber disso quando cada um deles exibe um naipe de recursos melódicos só ao alcance dos grandes artesãos pop? É o caso do exemplo infra que, ou é de mim, ou faz lembrar a letra daquela canção do rapaz que até gostava de ir dar uma volta mas não tinha um trapo para vestir.

"Money" [Moshi Moshi, 2011]

Sem comentários: