"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Suplício de Verão













Num passado não muito distante, e graças a um EP de apresentação devastador, já foram uma das grandes esperanças deste pasquim. Porém, o longa-duração Tentacles (2009) revelou-se apenas um disco mediano, incapaz de recapturar na plenitude a terra queimada do antecessor. Ainda para mais, teve a triste sina de ser o último lançamento da prestigiada Touch and Go Records, editora que, devido à conjuntura, deixou de lançar novos discos. O que lhes valeu foi que os Crystal Antlers se redimiram com o concerto avassalador a que pude assistir há pouco mais de dois anos. 

Confrontada com a necessidade de se auto-editar (algo que já tinha acontecido na primeira prensagem do referido EP), e com algumas mexidas no line-up, a banda californiana retirou-se temporariamente para o México, a fim de desenvolver o redentor segundo álbum. O resultado chama-se Two-Way Mirror e vê a luz do dia dentro de pouco menos de um mês. Na ficha técnica constam os nomes do produtor Jack Endino, responsável por moldar o "som de Seattle" antes do boom mediático, e de Raymond Pettibon (autor, entre outras, de muitas das míticas capas dos Black Flag e de Goo, dos Sonic Youth), responsável pela imagem da capa. Como poderão constatar, a amostra infra não contém a carga de explosivos de outrora. Inclusive, introduz uma marcha vagamente celebratória. Contudo, os gritos lancinantes de Johnny Bell, combinados com o quadro difuso, fazem-nos acreditar que os Crystal Antlers poderão recuperar, a breve trecho, o estatuto de especiais de outrora.


"Summer Solstice" [Recreation Ltd., 2011]

Sem comentários: