"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 20 de junho de 2011

10 anos é muito tempo #29








THE SHINS
Oh, Inverted World
[Sub Pop, 2001]




Com uma longa pré-história a marinar ideias, primeiro como Flake, depois como Flake Music, os The Shins emigraram do periférico Novo México para a "terra das oportunidades indie" de Portland já altamente versados na confecção de canções pop de alto quilate. Entrados numa nova década (e num novo século), demarcaram-se dos nomes de oitentas e noventas e perderam o pudor de olhar com reverência para um passado mais longínquo. Na circunstância, apontaram baterias para a era dourada da pop dos sixties, citando amiúde e sem preconceitos mestres como The Beach Boys, logo à cabeça, mas também The Beatles, The Kinks ou The Zombies. 

Por conseguinte, Oh, Inverted World, o álbum debute que os lançou para uma carreira rumo à primeira divisão indie norte-americana, é um autêntico tratado POP, assim mesmo, com maiúsculas. Todo o conjunto de onze temas parece vir de um tempo difícil de localizar no contínuo, aqui e ali investido de laivos de psicadelia reforçados pelos títulos "esquisitos" e as letras de difícil descodificação. James Mercer, o vocalista, compositor e produtor, não se coíbe de usar e abusar do falsetto, insuflando cada tema de um espírito de harmonia. Com efeito, desde o sublime "Caring Is Creepy, tema em tons sépia que evoca os Beach Boys, passando pelo arremedo rock à la Kinks de "Know Your Onion!", até à quietude pastoral do derradeiro "The Past And Pending", Oh, Inverted World é um todo de canções que se entrelaçam, como se só fizessem todo o sentido quando acompanhadas das restantes. Mais ou menos a meio do trajecto, invadidos por uma sensação agridoce e por uma regressão à inocência quase infantil, encontramos "New Slang", esse pedaço de perfeição contaminado de folk soalheira que, com toda a justiça, ficará recordado como o momento definitivo dos The Shins. O tal tema que, pela mão de Zach Braff, iria mudar as nossas vidas, mas também a da própria banda.

Com o mote dado por Oh, Inverted World, toda a década que se lhe seguiu acabaria por ficar marcada pela referência mais ou menos assumida de diferentes fontes. Contudo, a falta de ideias, de talento, ou sabe-se lá do que mais, cedo conduziu muitos dos protagonistas à referência da própria referência, fazendo dos noughties um dos mais penosos períodos da música popular. Sem rivais à altura, o disco da década foi encontrado logo no seu dealbar. Para tal feito, bastaram aos The Shins qualquer coisa como 32 minutos...


"New Slang"


"Caring Is Creepy"


"The Past And Pending"

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