"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Singles Bar #64







BMX BANDITS
Serious Drugs
[Creation, 1992]





Mais do que uma banda, os BMX Bandits são a expressão musical (e poética) de Duglas T. Stewart, único elemento permanente neste último quarto de século de remar contra a maré. Normalmente, as sucessivas mudanças no line-up não se prendem com abandonos e divergências, litigiosos ou amigáveis, mas tão somente com a disponibilidade que o extenso rol de amigos deste personagem da "cena" de Glasgow dispõe no momento da gravação de cada disco.

Em dado momento do trajecto, mais precisamente o de maior visibilidade, os amigos dos incontornáveis Teenage Fanclub responderam também à chamada. Norman Blake, um dos membros desse "triunvirato", inclusive, co-escreveu e emprestou a voz a esse assomo de hit intitulado "Serious Drugs". A letra - brilhante - é auto-biográfica, e fala da fase inocente de Duglas, marcada pela descida ao submundo das drogas. Podia, face à temática, ser uma canção sombria. Poder podia, mas o tom bem-disposto, com um sentido de humor francamente positivo, e a ingenuidade não-poseur, afastam qualquer resquício de dramatismo. Os princípios, portanto, são os do twee-pop. Porém, no elemento musical, "Serious Drugs" é mais ambiciosa, e investe numa assumida maturidade pop, muito devedora dos saudosos Big Star, com a opulência das cordas e do saxofone a sublinhar a riqueza da melodia. Na sua simplicidade, fica para a posteridade como um dos marcos da riquíssima história da Creation Records.

Sem comentários: