"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Good cover versions #54


THE TRIFFIDS  "Rent" [Island, 1989]
[Original: Pet Shop Boys (1987)]



Como já deve ser sabido, não sou propriamente o maior entusiasta da synthpop "original", e muito menos dos derivados que por aí abundam e nos infernizam os dias (e sobretudo as noites). Contudo, pelo menos até à fase  festivo-tropical, sempre nutri alguma simpatia pelos Pet Shop Boys. E tudo porque são dos poucos no género que justificam o sufixo "pop" a seguir ao "synth", e por conseguinte capazes de urdir um ou dois punhados de canções dignas desse nome. Uma delas é precisamente "Rent", um tema com uma melancolia romântica e uma discrição nas doses adequadas, como só os PSB sabiam fazer. Peca apenas, no lado instrumental, por algum excesso dos tiques do género.

A seu favor, "Rent" tem ainda uma das letras mais inspiradas de Neil Tennant, que ganha outra dimensão na versão essencialmente acústica dos australianos The Triffids, que cometem também a proeza de sublinhar o fino recorte da melodia. Diria até que a voz sempre carregada de dramatismo do conturbado (e malogrado) David McComb confere outra credibilidade ao "discurso" do rent boy. Juntamente com uma outra versão de "Into The Groove" (Madonna), este tema foi lado B de uma edição britânica tardia de "Bury Me Deep In Love", provavelmente o tema mais popular dos Triffids. O objectivo desta operação era catapultar a banda para outros patamares a nível internacional o que, escusado será dizer, se revelou esforço vão.

Sem comentários: