"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 19 de setembro de 2010

Good cover versions #42













SAINT ETIENNE _ "Kiss And Make Up" [Heavenly, 1990]
[Original: The Field Mice como "Let's Kiss And Make Up" (1989)]

Até à estabilização do trio imutável até aos dias de hoje, com a entrada da estilosa Sarah Cracknell, os Saint Etienne, veículo dos estudiosos pop Bob Stanley e Pete Wiggs para a recuperação das memórias swinging sixties à luz da cena de dança vigente, pareciam o típico projecto de estúdio com diferentes vozes (femininas) contratadas. Desse período, fica também registada a queda da dupla para a concretização de versões improváveis: o cartão de visita tinha sido uma releitura do clássico de Neil Young "Only Love Can Break Your Heart" com a voz de Moira Lambert. Consideravelmente mais obscura, a escolha para segundo single conta com a participação de Donna Savage (dos neozelandeses Dead Famous People) na apropriação de "Let's Kiss And Make Up", tema do álbum de estreia dos The Field Mice, banda emblemática do catálogo da Sarah Records e do universo twee-pop acarinhada pelo saudoso John Peel.
Tratado de elegância, embora insuflada de uma certa ingenuidade pela voz imaculada de Savage, "Kiss And Make Up" é paradigmática dos Saint Etienne de então, com a base descaradamente pop a dar abrigo às balearic beats que, na altura, contaminavam muita da música de dança produzida no Reino Unido. O brilho exuberante desta versão está em evidente contraste com o original, uma ternurenta e lisérgica demonstração de devoção por outrém. No fundo, nada de anormal nos The Field Mice, habitualmente usados por Robert Wratten para cortejar a musa (e colega) Annemari Davies. A mesma que motivou o azedume dor-de-corno dos posteriores Trembling Blue Stars.

Sem comentários: