"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 23 de setembro de 2008

10 anos é muito tempo #8












CAT POWER
Moon Pix
[Matador, 1998]



Gravado na Austrália, na companhia de músicos dos Dirty Three, Moon Pix é o quarto álbum de Chan Marshall sob o alias Cat Power. Neste disco, Marshall amansou a raiva, intensificou a melancolia, assumiu a maturidade, e produziu uma obra-prima.
Disco de uma extrema simplicidade formal, Moon Pix encerra em si uma violência emocional inaudita. Maioritariamente acústico, não rejeita alguns adornos aparentemente estranhos, como o sample dos Beastie Boys em "American Flag", e o aparecimento da trovoada em "Say". Embora seja composto por onze temas todos eles capazes de cortar a respiração, convém destacar dos demais o minimalismo gélido de "Cross Bones Style".
Pena que, daqui em diante, com a honrosa excepção de You Are Free, a criatividade da menina - bem bonita, nunca é demais dizê-lo - tenha caído a pique. Precisamente no sentido inverso da exposição mediática.

"Cross Bones Style"

3 comentários:

strange quark disse...

Sim! Sim! Este disco é, de facto, muitíssimo bom e apesar de não conhecer todos não creio que haja melhor. Continua a ser uma lacuna na minha colecção de discos. Sou, no entanto, da opinião que o álbum "The Greatest" tem também muitos bons momentos.

Shumway disse...

A primeira afirmação da senhora,
o "What Would The Community Think" já me tinha conquistado, este apoderou-se do meu coração.
O pior é que continuou a criar outros clássicos.

Abraço

M.A. disse...

Em adenda ao que refiro no texto, diria que os discos seguintes, não sendo maus, são essenciais apenas para os seguidores mais acérrimos.
Btw, o "The greatest" até me agradou até certo ponto. Com o tempo, começou a aborrecer-me.
Mas isto sou eu, que tenho uma birra com a menina depois do péssimo concerto de há dois anos na Aula Magna... :)

Abraço a ambos os dois :)