"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

The hitmaker

NORMAN WHITFIELD
(1940-2008)

Longe dos olhares dos media, morreu anteontem, aos 68 anos de idade, Norman Whitfield. Nome que pouco dirá à maioria dos melómanos, Whitfield foi, em parceria com Barrett Strong, um dos compositores ao serviço da "Fábrica de Êxitos" da Motown na segunda metade dos sixties e inícios da década seguinte.
De entre os temas saídos desta parceria, e que também produziu, contam-se clássicos como "Papa Was A Rolling Stone" e "Cloud Nine", ambas dos Temptations, e "I Heard It Through The Grapevine". Este último foi gravado originalmente por Gladys Knight & The Pips, e posteriormente por Smokey Robinson e The Isley Brothers. No entanto, a versão "definitiva" - sempre sob a batuta de Whitfield - seria a do lendário Marvin Gaye, sucesso massivo em 1968.
Em 1979, durante o fervilhante período post-punk, as The Slits gravavam esta frenética versão de "... Grapevine", provavelmente mais do agrado dos visitantes deste blogue.


2 comentários:

Shumway disse...

"Cloud Nine" também deverá agradar aos teus visitantes que procurem efeitos mais halucinogénicos...

ABraço

M.A. disse...

Bons tempos quando temas tão radicais como esse eram mega-hits...

Abraço