"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 8 de julho de 2008

They used to call him tricky kid

Não obstante a desorientação que se seguiu aos quatro primeiros discos (Nearly God incluído), Tricky será sempre o "meu" génio de Bristol, e um dos poucos músicos que consigo ver como tal nas últimas duas décadas.
É pois com agrado que observo o regresso do maverick ao trilho certo com o oitavo álbum de originais, e primeiro para a Domino Records. Ao bom estilo biográfico trickiano, Knowle West Boy é, simultaneamente, um tributo ao bairro onde nasceu e cresceu, e aos sons que constituíram a banda-sonora desses primeiros anos de vida. Isto, trocado em miúdos, significa uma miscelânea esquizóide de rock, música jamaicana, urgência post-punk, hip hop tresmalhado, pianadas maradas a la Tom Waits, homenagens mais ou menos óbvias aos grandes The Specials, e até uma versão de um original de Kylie Minogue! Tudo, é claro, abrilhantado por um selecto rol de vocalistas convidadas.
Aviso desde já os mais entusiasmados que o novo disco não é propriamente um novo Maxinquaye, mas que é muito bom, lá isso é! Para ouvir repetidamente sem contra-indicações e com alguma saudade...

Tricky no MySpace

1 comentário:

strange quark disse...

Do trio de Bristol, Tricky, Massive Attack e Portished, com o tempo é notória a profundidade e o alcance da música de Tricky, algo que os outros dois não conseguem de facto. Ainda bem que voltou aos bons discos. Este ano começa a ser profícuo em matéria de cardápio musical.