"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Da Nova Zelândia com humor

Foto: Amelia Handscomb

Bret McKenzie e Jemaine Clement são dois comediantes neo-zelandezes já com dez anos de carreira como Flight of the Conchords (FotC), uma espécie de folk duo com que fazem os seus espectáculos. O crescente sucesso além-fronteiras dos seus números humorísticos de palco, valeu-lhes em 2004 um contrato com a reputada BBC para um show radiofónico. Em 2007 dá-se o salto para o pequeno ecrã com uma série para a HBO, transmitida por cá no canal por cabo FX.
Em cada episódio da série retratam-se as peripécias do duo de músicos que tentam a sua sorte em Nova Iorque, sempre com muitas canções pelo meio.
Alguns desses temas foram agora compilados num álbum homónimo lançado pela Sub Pop Records, editora já reincidente em discos de comédia, género com um mercado significativo nos Estados Unidos.
Com um humor inteligente e ácido, as canções dos FotC parodiam uma miríade de situações, muitas vezes ligadas ao mundo da música: a cena hip hop, o reggaeton, as baladas xaroposas, o sexismo de alguma soul, e a supressão de palavras ofensivas em músicas censuradas, mas também, a aprendizagem de línguas através de dicionários para turistas, ou o futurismo outrora associado à chegada do ano 2000. Percorrendo mais géneros do que um disco dos Magnetic Fields, os 15 temas de FotC revelam-se também um óptimo quiz musical à medida que vamos reconhecendo traços da música de nomes como Marvin Gaye, Black Eyed Peas, David Bowie, Radiohead, Pet Shop Boys, Prince, Shabba Ranks, Barry White, ou até mesmo os Sparklehorse! Portanto, algo do género das Fake Songs de Liam Lynch, mas com muito mais substância.
Enquanto não se decidem pela sua aquisição, que pode proporcionar muitos momentos de boa-disposição ao vosso Verão, podem ouvir FotC na íntegra aqui. Como isco, deixo-vos um camaleão muito especial.

"Bowie" [HBO, 2007; Sub Pop, 2008]

Sem comentários: