"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Gritos primários - Pt. 2

A segunda parte desta pequena "epopeia" teria obrigatoriamente de passar por "Gentle Tuesday", primeiro momento de alguma visibilidade para os Primal Scream e single de apresentação para Sonic Flower Groove (SFG), o primeiro longa-duração.
Neste tema e em todo o disco, a banda aperfeiçoa-se na técnica de reciclagem de memórias byrdsianas, não só na música, como também na roupa e nos penteados.
Pressentindo o potencial de penetração no mercado de SFG, Alan McGee, o patrão da Creation, celebrou uma joint venture com a multinacional WEA, de forma a garantir uma distribuição decente a este e outros discos. Estava enganado, e as expectativas saíram goradas. Ainda assim, SFG é um disco que ainda hoje se ouve com algum agrado. O culto a que foi votado por estas bandas à data da sua edição valeria aos Primal Scream a primeira passagem por palcos portugueses.

"Gentle Tuesday" [Elevation, 1987]

2 comentários:

Shumway disse...

Cá está ela...
A minha primeira recordação dos PS.
Será que a tocam em PdC?

Abraço

M.A. disse...

Hmmm... não me parece. Mas era nice!
Até amanhã!

Abraço