"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 29 de julho de 2008

Gritos primários - Pt. 1

Em antecipação ao "acontecimento" da próxima sexta-feira, proponho uma visita à infância dos Primal Scream, em três actos anteriores à revolução operada em Screamadelica e a todo o mediatismo que daí adveio.

"Velocity Girl" (1986) conheceu primeira edição na propalada compilação NME C86, cartão de visita para um rol de bandas que marcariam um período de ouro da pop independente. Poucos meses depois, na sequência da recepção calorosa que o tema recebeu, seria incluído como lado B de Crystal Crescent, segundo single da carreira dos Primal Scream na emergente Creation Records.
A anos luz daquilo que é hoje, "Velocity Girl" apresenta um jovem Bobby Gillespie (acabadinho de gravar o clássico Psychocandy como baterista dos The Jesus and Mary Chain) já a piscar o olho às tendências da segunda metade dos sixties, num exercício twee pop apostado em seguir as pisadas dos Pastels, espécie de gurus do género. Pura inocência açucarada em menos de 90 segundos...



1 comentário:

Shumway disse...

Bela recordação. Já não me lembrava dela. Nem parece que poderia ser criada pelos Scream. Era puro pop psicadelico dos anos 60.
O que me lembra-me melhor era do video de "Gentle Tuesday", e o ar ingenuo do Gillespie.
Quem os vê agora :-)

Abraço