SOUNDPOOLOrigem: Nova Iorque (US)
Período de actividade: 2005-
Influências: Slowdive, Lush, Blonde Redhead, Stereolab
A ouvir: Dichotomies + Dreamland (Aloft, 2008)
MySpace
SOUNDPOOL
No que toca a discos medíocres que, estranhamente, enchem páginas de jornais, o ano corrente tem sido pródigo. Exemplos (a lista é extensa, por isso, citam-se apenas os casos mais gritantes): La Ciccone, Miss Escarlate, Moby, Goldfrapp, Hot Chip... 
John William Weller, conhecido simplesmente por Paul Weller, é um talento precoce, iniciado nas lides musicais ainda em plena adolescência.that's entertainment.
A smash of glass and the rumble of boots -
An electric train and a ripped up 'phone booth -
Paint splattered walls and the cry of a tomcat -
Lights going out and a kick in the balls -
that's entertainment.
Days of speed and slow time Mondays -
Pissing down with rain on a boring Wednesday -
Watching the news and not eating your tea -
A freezing cold flat and damp on the walls -
that's entertainment.
Waking up at 6 a.m. on a cool warm morning -
Opening the windows and breathing in petrol -
An amateur band rehearsing in a nearby yard -
Watching the tele and thinking about your holidays -
that's entertainment.
Waking up from bad dreams and smoking cigarettes -
Cuddling a warm girl and smelling stale perfume -
A hot summers' day and sticky black tarmac -
Feeding ducks in the park and wishing you were faraway -
that's entertainment.
Two lovers kissing amongst the scream of midnight -
Two lovers missing the tranquility of solitude -
Getting a cab and travelling on buses -
Reading the grafitti about slashed seat affairs -
that's entertainment.
Originário do Michigan, o estado dos Grandes Lagos, este power trio responde pelo nome de Awesome Color (AC): filhos bastardos do psicadelismo de Roky Erickson, mas que, não renegam a energia punk. Ou, por outras palavras, putos a quem o rock'n'roll corre nas veias.
ASOBI SEKSU
There are nights when I think Sal Paradise was right.
PORTISHEAD
THE LAST SHADOW PUPPETS
BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB
Devido ao envolvimento de Stephen Malkmus e Bob Nastanovich, foram durante muito tempo olhados como um projecto paralelo de membros dos Pavement. Só por alturas do clássico American Water (1998), com que chegaram a um público mais alargado, ficou assente que os Silver Jews eram o projecto de um único homem, à volta do qual circulavam inúmeros colaboradores ilustres. Esse homem chamava-se - e chama-se - David Berman, apenas um dos maiores poetas vivos da canção americana. Seguiram-se Bright Flight (2001) e Tanglewood Numbers (2005) que, sem atingir a mestria daquele, não terão desiludido ninguém. Consta até que o culto tenha crescido.
Nascidos das cinzas dos finados The Unicorns, os canadianos Islands revelavam em Return To The Sea (2006) um amadurecimento da fórmula criada por aqueles: uma amálgama a puxar para a bizarria de sons das mais diversas proveniências.

MAPS

Como já terão reparado os mais assíduos deste tasco, há já muito tempo que não me sentia atacado pelo chamado "Síndroma Alta Fidelidade" (Joe dixit).
Com seis álbuns (e uma dezena de EPs) nos dezoito anos que leva à frente dos Spiritualized, Jason "Spaceman" Pierce não será certamente o tipo mais prolífico deste mundo, particularmente desde a edição da obra-prima Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space (1997). Contudo, os cinco anos de silêncio desde Amazing Grace têm uma justificação: em 2005, já com o novo Songs In A&E em preparação, Pierce foi internado de urgência devido a uma pneumonia bilateral. Segundo se conta, durante o período de convalescença, foram duas as ocasiões em que esteve naquela linha ténue que separa a vida da morte. Em artigo publicado no último número da Uncut, o músico garante que o título do novo disco - as iniciais devem ler-se Accident & Emergency - nada tem a ver com essa experiência, sendo antes uma alusão ao modo como habitualmente compõe. Como se depreende nas linhas que se seguem, o grave episódio terá sido mais marcante do que aquilo que Pierce afirma.
No dia 1 de Abril de 1988, em Seattle, Bruce Pavitt e Jonathan Poneman abandonavam em definitivo os seus empregos e davam vida a uma nova editora: a Sub Pop Records. Nesse dia, não passaria pela cabeça dos dois amigos que, poucos anos depois, ficariam intimamente ligados aquela que foi, para o bem e para o mal, a última grande revolução no universo rock. Durante um breve período, os olhares de todo o mundo desviavam-se para o noroeste dos Estados Unidos.