"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

GOOD COVER VERSIONS #1

Do meu especial interesse por versões, as chamadas covers, já tinha dado conta aqui. Nesta nova rubrica pretende tratar-se individualmente alguns desses temas e, sobretudo, muitos outros que não integraram a lista de 25 apresentada. Uma outra rubrica dedicada à outra face da moeda, ou seja, às bad cover versions, está ainda em estudo.

Não é habitual a concepção de uma versão a convite do seu autor destinada a ser um dos b-sides do tema original, mas aconteceu com os Franz Ferdinand (FF) a convite de James Murphy, o senhor LCD Soundsystem. Igual convite foi endereçado a John Cale.
Assumida a responsabilidade de recriar um dos temas mais marcantes do ano findo, os FF não deixaram os seus créditos por mãos alheias, transformando radicalmente "All My Friends" num tema mais up-beat. O resultado final é também revelador de um notório afastamento da banda escocesa em relação à sua sonoridade típica, criando grandes expectativas para o álbum que aí vem. O tal que que marca o fim do mais que justificado período sabático de três anos.

Franz Ferdinand "All My Friends" (DFA/EMI, 2007)
[Original: LCD Soundsystem (2007)]


NOTA: A escolha do tema inaugural desta rubrica foi condicionada por este post, em detrimento do inicialmente escalonado. Por isso, vai com dedicatória ao seu autor.

6 comentários:

Shumway disse...

Aguardo essas "bad cover versions".

Abraço

Joe disse...

isto sim, é uma versão à maniére! e agradeço, comovido, a dedicatória...

Isso da "bad cover version" fez-me lembrar a canção dos Pulp, que salvo erro até foi o último single que eles lançaram. Um dos lado b era uma versão do Disco 2000 cantada pelo Nick Cave, a capa do single é uma imitação da do Ziggy Stardust e o video é hilariante.
abraço

M.A. disse...

Calma... As "bad cover versions" ainda são só uma hipótese.
É óbvio que toda esta temática good/bad foi sacada a esse single dos Pulp. Que por acaso tinha um vídeo e uma capa bem demonstrativos do sentido de humor de Mr. Jarvis Cocker.

Abraços

Anónimo disse...

Ainda há umas semanas encontrei um exemplar em vinil desta cover, a um preço bastante convidativo. Exitei, mas acabei por comprar o da Yoshimi Battles the Pink Robots, pt. 1, que tem um belo b-side com a AOL Session. Mas ainda lá hei-de voltar.

Cumprimentos.

O Puto disse...

As minhas preces foram ouvidas, apesar de, no ano passado, a rádio lisboeta toda alternativóide me ter censurado os comentários após a edição do SBSR.

Unknown disse...

Vou confessar-te uma coisa: não gosto muito da versão do John Cale :Z