"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 6 de janeiro de 2008

NOVA ERA DOURADA

Apesar de nunca terem chegado ao grande público, ao longo da segunda metade da década de 1980 , os AMERICAN MUSIC CLUB (AMC) geraram um culto restrito mas crescente a cada novo álbum. Foram, inadvertidamente, os principais percursores do chamado movimento slowcore, com uma influência que se entende dos Red House Painters aos The National, passando pelos Low ou Grant Lee Buffalo.
Conhecida pela relação volátil entre os seus membros, em muito potenciada pela longa ligação do compositor e frontman Mark Eitzel ao álcool, a banda cessaria funções em 1995, frustrando as expectativas criadas pelo contrato com uma multinacional.
Foi com agrado que, em 2003, os saudosistas receberam a notícia do reagrupamento dos AMC. Para além dos inevitável tournée (sem passagem pelo rectângulo da Europa ocidental), a reunião ficou ainda marcada pela edição do mui recomendável Love Songs For Patriots (2004), com sucessor já agendado para o próximo mês pela Merge Records. A coisa dá pelo nome de The Golden Age e apresenta uma nova formação, na qual Eitzel e o guitarrista Vudi são os únicos resistentes. As faixas já disponibilizadas nos vários canais da web denunciam, desde logo, claras contaminações soul já presentes nos últimos trabalhos a solo do vocalista dos AMC.

American Music Club no MySpace

1 comentário:

Shumway disse...

Ainda bem que falaste neles, pois não são muito referenciados actualmente, mas discos como o "California" ou o "Everclear" são fantásticos.

Abraço