"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

CLÍNICA PARTICULAR

No já longínquo ano de 2000, fui completamente apanhado de surpresa por Internal Wrangler, a estreia em formato longo dos Clinic, onde o noise dos Velvet Underground casava na perfeição com o kraut dos Can. O recurso ao imaginário série B e a indumentária deveras original davam um certo ar de mistério à coisa, factor que fomentava o fascínio. A seu favor tinham também o facto de serem das poucas bandas oriundas de Liverpool a fugir à quase inevitável herança beatlesca (assim de repente o outro nome que me ocorre são os Teardrop Explodes).
Longe de serem uma desilusão, os discos subsequentes constituem um corpo de obra que não envergonha, perdendo obviamente o efeito surpresa associado ao debute.
A comemorar uma década de intensa actividade, os Clinic regressam em Abril próximo com o seu quinto álbum de originais, simplesmente intitulado Do It. Este disco leva, como de costume, selo da Domino Records. A antecedê-lo, no dia 1 de Fevereiro, o single "Free Not Free", é disponibilizado no sítio oficial da banda para download gratuito (artwork incluído).
Enquanto esse dia não chega, e em jeito de recordação, deixo-vos com fabuloso tema que serviu de aperitivo ao anterior Visitations.

"Harvest" (Domino, 2006)

4 comentários:

Shumway disse...

Sem dúvida uma banda original. "Internal Wrangler" é um grande disco. Também ainda gosto muito de "Walking with Thee".
A partir dai desinteressei-me,
inclusive despachei o "Winchester...".

Abraço

eduardo disse...

O problema dos Clinic foi estagnarem numa determinada fórmula sonora, mas ainda assim soam sempre bem.

M.A. disse...

De certa forma pode-se dizer que estagnaram. E a dada altura, tal como o Shumway, também me desinteressei um bocado. Mas com o "Visitations" recuperei um bocado do entusiasmo. Estou até à espera de uns singles deles que encomendei no site da Domino.

Abraços

Hug The DJ disse...

"Visitations" também me entusiasmou, apesar de não ter conseguido convencer ninguém a ouvi-lo mais que uma vez... :(

Venha o "Do It"!