"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

(UNDER)COVERS

No mundo da música popular abundam as versões de canções de outrem. Com resultados variáveis, este tipo de iniciativas podem ser agrupadas em três grandes categorias:
i) as oportunistas, cujo objectivo é lançar um artista/banda junto de um público mais vasto através de um tema bem conhecido;
ii) as de reconhecimento que, não fugindo muito à matriz original, prestam o merecido tributo a músicos meritórios que, muitas das vezes, caíram no esquecimento;
iii) as inventivas que, regra geral, reinventam a canção original. Em muitos dos casos, o resultado final é tão ou mais interessante do que o original.
É nestas duas últimas categorias que se inserem as canções contidas na lista que se segue, a mais "ambiciosa" a ser publicada neste blogue até à data, e a qual resulta de meses de ponderação. Nela encontrarão as 25 versões preferidas de sempre deste escriba, um ávido coleccionador deste género de pedaços de música.
Sugestões e/ou reclamações aguardam-se no sítio do costume.
NOTA: Entre parêntesis recto indicam-se os nomes dos intérpretes originais.



1. HÜSKER DÜ "Eight Miles High", 1984 [The Byrds]

2. THE LEMONHEADS "Different Drum", 1990 [Linda Ronstadt]

3. SIOUXSIE & THE BANSHEES "Dear Prudence", 1983 [The Beatles]

4. TEENAGE FANCLUB "Like A Virgin", 1991 [Madonna]

5. URGE OVERKILL "Girl, You'll Be A Woman Soon", 1992 [Neil Diamond]

6. SAINT ETIENNE "Only Love Can Break Your Heart", 1990 [Neil Young]

7. DINOSAUR JR. "Just Like Heaven", 1989 [The Cure]

8. MANIC STREET PREACHERS "Suicide Is Painless", 1992 [Ken Prymus (Theme from M*A*S*H)]

9. WORLD OF TWIST "She's A Rainbow", 1991 [The Rolling Stones]

10. LUNA "Sweet Child O' Mine", 1999 [Guns n' Roses]

11. BIG BLACK "The Model", 1987 [Kraftwerk]

12. THE FUTUREHEADS "Hounds Of Love", 2004 [Kate Bush]

13. LOW "Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me", 2001 [The Smiths]

14. GALLON DRUNK "To Love Somebody", 1996 [The Bee Gees]

15. THIS MORTAL COIL "Kangaroo", 1984 [Big Star]

16. COWBOY JUNKIES "Sweet Jane", 1988 [The Velvet Underground]

17. GALAXIE 500 "Don't Let Our Youth Go To Waste", 1988 [Jonathan Richman]

18. ROBERT WYATT "Shipbuilding", 1982 [Elvis Costello & The Attractions]

19. THE SLITS "I Heard It Through The Grapevine", 1979 [Marvin Gaye]

20. PIXIES "Head On", 1991 [The Jesus and Mary Chain]

21. MARK LANEGAN "Carry Home", 1999 [The Gun Club]

22. THE FALL "Victoria", 1988 [The Kinks]

23. SONIC YOUTH "Superstar", 1995 [The Carpenters]

24. BRITISH SEA POWER "Tugboat", 2003 [Galaxie 500]

25. FLYING SAUCER ATTACK "The Drowners", 1993 [Suede]

7 comentários:

Joe disse...

Uuuuuuuuuuuuui, no que te foste meter! Isto vai dar pano para mangas....

Joe disse...

Uma questão importante na avaliação de uma cover é o seguinte: quando o original é pouco ou nada conhecido, a coisa conta como cover? Um exemplo: a maior parte das pessoas que gosta da extraordinária versão do Tainted Love pelos Soft cell nunca ouviu o original da Gloria Jones. O mesmo com o Police on my back dos Clash, o Goo-goo muck dos Cramps e muitas mais. Ora, isto não será concorrência desleal, atendendo a que estas covers são vistas quase como originais?
São dúvidas existenciais como estas que nos assaltam pela manhã, quando há um gabinete de pernas para o ar que é preciso arrumar e muito pouca vontade de o fazer :)))
Abraço

eduardo disse...

Eu uma vez criei o tópico relativo a "covers" sobre a conversão de lixo em luxo, a minha preferida é o "Money For Nothing" dos Dire Straits pelos Royal Trux.

A tua lista está porreira.

O Puto disse...

Conheço muitas dessas versões, e hei-de pedir-te que me graves aquelas que não conheço. Depois dou-te a lista. "The Drowners" por Flying Saucer Attack? Estou muito curioso. Tenho por cá uma versão ao vivo desse tema pelos Manics.
Conheces alguma banda de culto alargado que não tenha versões no seu repertório? Posso estar a dizer um grande disparate, mas ocorrem-me, a propósito da lista, os Smiths e os Suede, por exemplo.

Shumway disse...

A selecção é brilhante (não se esperava outra coisa), algumas das tuas escolhas também são das minhas "covers" favoritas.
Outras não (Galaxie 500, The Fall)

A minha lista só será publicada para o ano, pois tenho de seleccionar de perto de 100 versões que estou a compilar. (é mesmo de maluco...)

Em relação ao que disse o Puto, dos Smiths sei que na compilação "Louder Than Bombs" existe o "Golden Lights" e o lado B do "Girlfriend In a Come", "Work Is a Four-Letter Word" não são composições Morrissey/Marr.

Dos Suede não conheço covers.

Abraço

Joe disse...

os Suede têm pelo menos uma versão do Brass in pocket, dos Pretenders.

M.A. disse...

Joe:
Para mim, contam como versões na mesma. Desta lista também constam alguns temas cujos originais não são particularmente conhecidos fora de cultos restritos(The Gun Club, Big Star...)

Eduardo:
Essa dos Royal Trux não conheço. Mas sei que tb têm uma cover do "Suicide is painless".

Puto:
Gravarei com muito gosto. Mas não a dos Flying Saucer Attack. Essa estava numa cassete que eu tinha com o 1.º álbum deles. Quanto aos Smiths, o Shumway já deu a resposta. Dos Suede não conheço essa versão do "Brass in pocket", mas sei que tb costumavam tocar ao vivo o "Across the universe" dos Beatles. Mas versões ao vivo não contam.

Shumway:
Espero ansiosamente pela tua lista. Esta tb já estava a ser preparada há algum tempo. Penso até que já tinha feito menção no teu blogue.

Abraços!!!