"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 21 de outubro de 2007

10 ANOS É MUITO TEMPO #2

MOGWAI
Young Team (Chemikal Underground, 1997)

Depois de um punhado de singles (reunidos na recomendável compilação Ten Rapid) altamente promissores e que despertaram o entusiamo do incontornável John Peel, era grande a expectativa para o primeiro longa-duração dos escoceses MOGWAI.
Empacotados no vastíssimo conceito do post-rock, os Mogwai eram, por oposição ao academismo dos seus congéneres do outro lado do Atlântico, um grupo de jovens ainda contaminado pelo vertigem do rock e assente numa ética punk enquanto banda, mas que não enjeitava as hipóteses da experimentação.
Partindo de uma engenhosa exploração da alternância de momentos de quase silêncio com crescendos que culminam no delírio sónico, Young Team é, não obstante os dez temas que o compõem, uma obra una de forte pendor contemplativo, numa definição perfeita do conceito de álbum. Ao longo de pouco mais de uma hora, sem recurso às palavras (excepção feita ao lamento "R U Still In 2 It" interpretado por Aidan Moffat dos Arab Strap), e munidos apenas da santíssima trindade guitarra-baixo-bateria, os Mogwai criam um disco de ambiência gélida, directamente apontado à cabeça. "Mogwai Fear Satan", o longo épico de encerramento, é o clímax, o momento em que se expurgam todos os demónios.
Apesar da carreira consistente que desenvolveram até aos dias de hoje, e da fama que as suas prestações ao vivo gozam, nunca mais os Mogwai conseguiram superar este momento de inspiração, o que, diga-se, não se afigura como tarefa fácil para ninguém.

1 comentário:

Shumway disse...

É sem dúvidas o melhor registo dos Mogwai.
Apesar de gostar muito da evolução sonora de "Happy Songs for Happy People", este "Young Team" tem uma dinâmica incrivel.

Abraço