"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 14 de outubro de 2007

THE FRIENDLY GHOST

CORNELIUS
Fantasma (Matador, 1998)

Para além de ser o nome de um personagem do filme Planet Of The Apes, CORNELIUS é também o pseudónimo adoptado pelo japonês Keigo Oyamada enquanto artista a solo.
Proveniente da mesma cena que outros nomes do cenário pop nipónico conhecidos no ocidente(Pizzicato Five, Cibo Matto), em 1998 Cornelius era já um esteta sonoro que gozava de grande popularidade no país do Sol Nascente.
Desde o momento em que a Matador Records decidiu editar Fantasma (a edição original japonesa é de 1997), o mundo pôde finalmente saber das belas experiências que tinham lugar no laboratório do Prof. Oyamada: por entre as guitarras em camadas e os apontamentos electrónicos, aqui e ali salpicados pelas nobres artes do sampling e do scratching, vislumbramos os Beatles e os Beach Boys ao barulho com os My Bloody Valentine e os Mary Chain. O resultado é um dos mais intrigantes OVNIs musicais da década anterior que, apesar de todo o exotismo e experimentalismo latentes, não deixa de ser altamente acessível.
A título de curiosidade, refira-se que no belíssimo booklet que acompanha o CD de Fantasma, para além de várias fotos do artista como "Brian Wilson Impersonator", encontramos a transcrição das letras em inglês, japonês e... português!

2 comentários:

O Puto disse...

Este japonês é um senhor. Conheci-o através de uns videoclips e actuações ao vivo no "Alternative Nation". Tenho "Fantasma" em cassete e o "Point" em CD. Bela recuperação. Abraço!

Shumway disse...

Esta foi a primeira aventura que conheci deste samurai da desconstruação sonora.
É fascinante de uma forma intrigante.
Idem para o "Point".

Abraço