"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

DISNEYLÂNDIA DOS PEQUENINOS

MICRODISNEY
Daunt Square To Elsewhere: Anthology 1982-88 (Castle, 2007)

Com selo de uma editora do grupo Sanctuary (quem mais?!), esta compilação de 29 temas é a introdução ideal à música dos MICRODISNEY, uma banda irlandesa que há duas décadas, no campo da pop inteligente e emocional, dividiu os louvores da crítica com os Smiths.
Após a dissolução, a voz grave de Cathal Coughlan seguiu o seu caminho, primeiro nos igualmente recomendáveis Fatima Mansions, depois a solo, enquanto que o guitarrista Sean O'Hagan é o cientista pop que há 15 anos dirige os desígnios dos High Llamas.
Cathal Coughlan no My Space
The High Llamas no MySpace

4 comentários:

O Puto disse...

Apenas tinha ouvido falar nos Microdisney, mas nunca pensei que conhecesse dois dos seus membros. As coisas que tu sabes...

Joe disse...

Cheguei a vê-los numa queima das fitas em Coimbra, há-de ter sido lá para 89 ou 90. Não tenho grande memória desse concerto, nem das músicas deles. A única de que me consigo lembrar depois de um esforço de memória razoável é o Town to town, cujo clip ainda deve estar numa das N cassetes VHS que andam lá por casa. A ideia que tenho deles é mais de uma espécie de sub-Go-betweens do que de jogarem numa divisão próxima da dos Silvas.
Abraço

Shumway disse...

Mesmo do fundo da prateleira.... :)Já há muito que não ouvia falar deles.
E os Fatima Mansions tb tiveram uma carreira marginal, apesar de terem discos muito interessantes.
Tenho o "Viva Dead Ponies", que é fantástico.
Abraço

M.A. disse...

Esteticamente, tinham algumas afinidades tanto com os Go-Betweens como com os Smiths, e até com os Triffids (estes muito pela faceta "americana" da sua música)e com os Prefab Sprout. No fundo era tudo "pop"... E da boa!
Mas aquilo a que eu me referia era sobretudo ao estatuto que detinham junta de uma certa massa crítica. É que é bom não esquecer que, após o fim abrupto e até aos dias de hoje, o estatuto lendário dos Silvas subiu em flecha.