"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 30 de julho de 2007

EM ESCUTA #17

SPOON
Ga Ga Ga Ga Ga (Merge, 2007)

Por vezes, o trajecto de algumas bandas consegue contrariar a lógica vigente da indústria discográfica. É este o caso dos texanos Spoon que, desde o derivado de Pixies da estreia com Telephono (1996) até este sexto registo agora editado, trilharam um caminho de crescente experimentalismo na sua obra, acompanhado por um culto e uma devoção por parte do público igualmente crescentes.
Uma audição desatenta de Ga Ga Ga Ga Ga poderá deixar o ouvinte com a impressão de estar na presença de uma versão contida da exuberância funk do anterior Gimme Fiction (2005). Porém, a insistência com uma atenção mais clínica revela-nos, não só o mais conseguido e completo disco dos Spoon, como também o mais desencantado e complexo.
Partindo dos referidos territórios funk, estendem agora o som a outras músicas negras, seja a soul patente em "You Got Yr. Cherry Bomb" e "Don't You Evah", seja o cheirinho dub de "Finer Feelings" e do devaneio "The Ghost Of You Lingers" (é do piano em staccato deste tema do outro mundo que, segundo Britt Daniel, provém o bizzaro título do disco). Há ainda lugar a sopros opulentos em "The Underdog" (produzido por John Brion), guitarra flamenco ("My Little Japanese Cigarette Case"), e a quase-balada "Black Like Me" a encerrar.
O mais incrível de tudo isto é que, levantado o manto da estranheza inicial, os Spoon continuam a soar rock. E do melhor que a América actual produz.
Um dos mais sérios candidatos aos lugares cimeiros das listas de 2007 e a consagração de Britt Daniel (compositor) e Jim Eno (baterista, aqui também produtor) como dois dos mais cativantes perfeccionistas da actualidade.

1 comentário:

Shumway disse...

Sem dúvidas dos melhores de 2007.
De disco para disco derivam das influências iniciais.
Pode-se dizer que tem "Rhtyhm and Soul"
Abraço