"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 10 de julho de 2007

SINGLES BAR #11

DROP NINETEENS
Winona (Caroline, 1992)

Com esta pequena pérola, os bostonianos Drop Nineteens prestavam, há quinze anos atrás, a devida homenagem a Winona Ryder, a musa do cinema indie de então.
Numa época em que o grunge era já a nova ordem, os Drop Nineteens (juntamente com os conterrâneos The Swirlies) eram a resposta norte-americana à vaga shoegazing inglesa. No entanto, em contraste com os seus congéneres britânicos, Delaware, o excelente álbum de estreia, ostentava uma veia mais enérgica e menos espectral. O single óbvio, "Winona", com um pé no power pop, é disso um bom exemplo.
No b-side, e no pólo oposto, surgia o acústico "My Aquarium", belíssimo dueto entre Greg Ackell e Paula Kelley, igualmente incluído em Delaware.
Só estes dois temas são mais que suficientes para garantir aos Nineteens um lugar no panteão indie. A (re)descobrir urgentemente.
Vídeo de "Winona"

3 comentários:

eduardo disse...

Ainda me lembro quando o António Sérgio passava esta faixa incessantemente no Som Da Frente.
Que pena a banda ter descambado ao segundo disco.

M.A. disse...

Também me lembro desses tempos. :)
Aliás, foi através do Som da Frente que conheci os Drop Nineteens.
Olha que eu até gosto do "National Coma". Não é tão bom e é muito diferente do "Delaware", mas gosto. Comprei-o na extinta Virgin dos Restauradores por mil paus. Bons tempos!

O Puto disse...

Não consigo encontrar este disco a um preço decente.